Caminhoneiros anunciam greve para domingo (25) como cobrança à Bolsonaro

Caminhoneiros anunciam nova greve neste final de semana. Diante dos altos preços da gasolina, classe de motoristas confirmam paralisação nacional neste domingo (25). A iniciativa tem como objetivo questionar o presidente Jair Bolsonaro sob as promessas não cumpridas para a categoria.

Caminhoneiros anunciam greve para domingo (25) como cobrança à Bolsonaro (Imagem: Reprodução Veja)
Caminhoneiros anunciam greve para domingo (25) como cobrança à Bolsonaro (Imagem: Reprodução Veja)

Há meses o clima entre os caminhoneiros e o governo federal vem se revelando instável. Em meados do mês de fevereiro, a classe anunciou uma tentativa de greve que foi contida pelo governo federal sob promessas de melhorias.

No entanto, até o momento nada foi realizado, motivando assim um novo movimento para paralisação.

O que pedem os caminhoneiros?

Entre os principais pedidos da classe, está a solicitação na redução do preço da gasolina que nesse momento vem sendo vendida por mais de R$ 6,0 o litro. Além disso, também foi prometido o fim do pagamento de pedágios para transportes sem carga e a efetivação do piso mínimo.

Quando anunciada a greve em fevereiro, Bolsonaro contou com o apoio da classe, renegociando os pontos acima, entre outros. De acordo com o presidente, a equipe econômica do governo estaria trabalhando para rever tais tratativas.

Sobre o preço da gasolina, ele afirmou ser de responsabilidade dos governadores que aumentaram o valor das taxações estaduais.

Caminhoneiros desacreditados

Diante do silêncio e esquecimento da pasta, a proposta de greve foi retomada. Conforme explica o presidente da Associação Nacional do Transporte no Brasil, nesse momento há um apoio maior, tendo em vista que “muitas entidades que na outra oportunidade foram contra a paralisação, dessa vez estão a favor. Viram que se não fizermos algo a categoria do caminhoneiro autônomo será extinta”.

Em entrevista ao UOL, Plinio Dias, presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Carga (CNTRC), explicou que a insatisfação dos motoristas com o governo Bolsonaro vem crescendo cada vez mais.

Tivemos uma reunião no dia 29 com o presidente da Petrobras, general Silva e Luna, para mostrar nossa preocupação com o preço dos combustíveis. Entregamos uma proposta, mas não houve retorno, nem chamado para outra reunião. O que tivemos desde então foi um novo aumento”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.