Empresa libera desconto de 5% no seguro de vida dos vacinados contra COVID-19

Nesta terça-feira, 20, a empresa Porto Seguro, anunciou que passará a vender apólices de seguro de vida com desconto para os cidadãos vacinados contra a COVID-19. A iniciativa será tomada após um aumento expressivo nas despesas relacionadas a indenizações por mortes causadas pelo vírus. 

Empresa libera desconto de 5% no seguro de vida dos vacinados contra COVID-19
Empresa libera desconto de 5% no seguro de vida dos vacinados contra COVID-19. (Imagem: InfoMoney)

Sendo assim, as apólices de seguro de vida firmados até o final de 2021 contarão com um desconto de 5% no primeiro ano. Mas para isso, os contratantes devem comprovar que foram vacinados com a primeira dose do imunizante. O percentual de desconto aumentará para 10% para aqueles que já tiverem concluído o esquema vacinal com ambas as doses. 

Recentemente, a Porto Seguro fez um levantamento com base nas receitas relacionadas à venda de apólices de seguro de vida junto às despesas em virtude do pagamento de indenizações.

Através deste inventário foi possível identificar que diante das 4,2 milhões de vidas seguradas até o mês de março deste ano, houve um disparo de 60% somente no primeiro semestre em comparação com 2020 neste setor. 

Dados apurados pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), entre o período de abril de 2020 a maio de 2021 foram capazes de identificar o pagamento de 58 mil indenizações oriundas de mortes causadas pela COVID-19 no Brasil.

Deste total, 34,7 mil aconteceram nos cinco primeiros meses de 2021. Em um todo, o custo arcado pelas seguradoras foi de R$ 2,6 bilhões. 

Na oportunidade, Carlos Eduardo Gondim, diretor de Vida e Previdência da empresa Porto Seguro, contou que a medida tem o objetivo mútuo de estimular os cidadãos a preservarem a saúde respeitando as normas de segurança sanitária, além de preservar a companhia evitando riscos financeiros causados por pagamentos em massa, por exemplo.

“É um recado de que a gente valoriza quem se valoriza, mas também é uma lógica de negócios”, declarou Carlos Gondim.

Diante das novas ações implementadas pela seguradora, a Porto Seguro decidiu não apenas oferecer um desconto na apólice do seguro de vida, como também reduzir o prazo de carência do contrato. Desta forma, se necessário, o seguro poderá ser acionado em 30 dias, e não mais em 90. 

As ações estão sendo implementadas justamente em um momento em que a demanda para a contratação de um seguro de vida aumentou expressivamente. Segundo a FenaPrevi, este segmento teve um aumento de 25% até maio de 2021, em comparação com o ano passado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.