Veja como vale refeição e alimentação podem ser afetados com novo IRPF

Trabalhadores poderão perder seus vales alimentares com aceitação do novo sistema tributário. Há semanas a equipe econômica do governo federal vem trabalhando no projeto que irá reformular o IRPF 2022. Entre as propostas sugeridas na pasta está o fim da isenção para as empresas que ofertam vale-alimentação e vale-refeição. Entenda os impactos.

Veja como vale refeição e alimentação podem ser afetados com novo IRPF (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Veja como vale refeição e alimentação podem ser afetados com novo IRPF (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Normalmente o trabalhador que atua de carteira assinada passa a ter direito de receber uma espécie de vale-alimentação ou vale-refeição que o auxilia em seu orçamento.

Na contrapartida, as empresas são beneficiadas com isenções na declaração do imposto de renda, tendo as taxações tributárias reduzidas.

O que diz a reforma tributária

Com a nova proposta para o sistema de impostos nacionais, o governo avalia a possibilidade de acabar com a isenção ligada ao vale-alimentação e ao vale-refeição.

Isso significa dizer que os empregadores não terão mais descontos na hora de prestar conta com a Receita Federal, deixando assim o abono de ser benéfico para eles.

Atualmente, as empresas e companhias que oferecem esse tipo de benefício aos empregados, debatem os valores repassados na hora de montarem seu Imposto de Renda. Porém, de autoria do relator da reforma tributária, Celso Sabino (PSDB-PA), o novo projeto deverá encerrar com a isenção.

De acordo com os relatórios do ministério da economia, há cerca de 280 mil empresas ofertando o vale-alimentação e vale-refeição para aproximadamente 22,3 milhões de trabalhadores.

Sem a isenção, o governo espera arrecadar R$ 1,4 bilhão em 2022 e R$ 1,5 bilhão em 2023, gerando assim um maior retorno financeiro para as contas públicas.

Bares e restaurantes deverão ser afetados

Em entrevista ao portal UOL, o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci, explica que o fim da isenção trará um impacto negativo para quem atua no setor de alimentos.

De acordo com ele, parte do faturamento dos bares e restaurantes se dão através desse tipo de vale, o que significa que a população deverá reduzir o consumo caso tenha que custear suas alimentações.

Até o momento não há uma previsão para a validação da reforma tributária. O projeto se encontra em estruturação sob a fiscalização do chefe da pasta, o ministro Paulo Guedes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.