Pedido pelo uso do nome social já está disponível no ENEM 2021

Até a próxima sexta-feira, 23, os estudantes que se inscreveram para participarem do ENEM 2021 poderão fazer a solicitação para uso do nome social no exame. Veja como realizar esse procedimento e os documentos necessários!

Pedido pelo uso do nome social já está disponível no ENEM 2021
Pedido pelo uso do nome social já está disponível no ENEM 2021 (Imagem/Divulgação: INEP/Twitter)

Desde o ano de 2014 é possível fazer uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio, no primeiro ano em que esse recurso foi usado apenas 102 solicitações foram feitas.

Como solicitar o uso do nome social no ENEM 2021?

Para fazer esse pedido o candidato terá que, primeiramente, acessar a Página do Participante e realizar o login com seus dados cadastrados da conta Gov.br.

As instruções abaixo deverão ser seguidas tanto por quem escolheu participar da versão impressa, quanto pelos estudantes que farão a prova digital.

Lembrando que as duas acontecerão nos mesmos dias, 21 e 28 de novembro.

Para fazer o pedido de tratamento pelo nome social o estudante terá que enviar os seguintes documentos previstos no edital:

– Foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco. E que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros, chapéu e outros adereços semelhantes;

– Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto;

– Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social disponibilizado na Página do Participante.

O documento e a foto terão que ser enviados em formato PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

O resultado dos pedidos aceitos deverá ser divulgado em 27 de julho.

Caso o pedido seja indeferido, não aceito, o candidato terá o prazo de 30 dias para entrar com recurso e enviar novamente a documentação.

Quem pode solicitar o tratamento pelo nome social no ENEM 2021?

Poderão fazer essa solicitação os candidatos travestis e transexuais.

Para o INEP esse recurso deve oferecer  direitos igual aos participantes,  além de inclusão e respeito.

O pedido de tratamento pelo nome social permite até mesmo que o estudante escolha se prefere utilizar o sanitário feminismo ou masculino.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.