Calendário da restituição do IRPF 2021 libera nova parcela este mês

A Receita Federal vai começar a pagar o terceiro lote de restituição para os declarantes que possuem direito. Saiba aqui quem pode receber e quando será feito o calendário da restituição do IRPF.

Calendário da restituição do IRPF 2021 libera nova parcela este mês
Calendário da restituição do IRPF 2021 libera nova parcela este mês (Foto: FDR)

A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber após fazer a sua declaração do Imposto de Renda.

Para saber se terá direito ao valor, ao enviar o documento o sistema da Receita envia o alerta de que “há valor a ser restituído”. A partir daí, o contribuinte já sabe que será incluso em um dos lotes. 

A Receita Federal fez o pagamento do segundo lote de restituição para os declarantes que possuem direito. Saiba aqui quem pode receber e quando vai receber o seu pagamento.

Calendário de restituição do IRPF

Serão cinco lotes de pagamentos depositados mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:

  • 1.º lote: 31 de maio de 2021
  • 2.º lote: em 30 de junho de 2021
  • 3.º lote: em 30 de julho de 2021
  • 4.º lote: em 31 de agosto de 2021
  • 5.º lote: em 30 de setembro de 2021

Onde vou receber?

O dinheiro será depositada na conta que o beneficiário indicou para a Receita Federal ao preencher a declaração do Imposto de Renda. 

Como saber meu lote de restituição?

Não há como saber qual lote você será restituído, mas vale lembrar que quanto mais cedo entregar a sua declaração o contribuinte vai receber mais cedo a sua restituição.

O primeiro lote leva em consideração os grupos prioritários como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.

Após isso, a ordem de entrega da declaração entra como critério para o pagamento. 

A consulta só pode ser feita depois de um tempo que a declaração for entregue, no site da Receita. Ou, uma semana antes do pagamento.

No caso do 3º lote pago em 30 de julho, por exemplo, o portal abre consultas a partir do dia 23 de julho.