CAIXA e WhatsApp fazem parceria para atendimento do auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal (CEF) e o WhatsApp firmaram uma parceria com o intuito de viabilizar informações gratuitas e atualizadas a respeito do calendário das próximas parcelas do auxílio emergencial. A ação será implementada em boa hora, principalmente após o anúncio sobre a antecipação da quarta parcela. 

CAIXA e WhatsApp fazem parceria para atendimento do auxílio emergencial
CAIXA e WhatsApp fazem parceria para atendimento do auxílio emergencial. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Sendo assim, a Caixa Econômica terá uma conta oficial e verificada para que possa entrar em contato com cada um dos beneficiários e repassar detalhes sobre o auxílio emergencial. Sem que os mesmos fiquem em dúvida se o número é verdadeiro ou consiste em uma fraude.

A princípio, o presidente da instituição bancária prevê o envio de 500 milhões de mensagens gratuitas até os últimos depósitos do benefício. 

Para receber as informações sobre o auxílio emergencial pela Caixa Econômica, é preciso que o número de WhatsApp do beneficiário seja o mesmo que foi informado no ato da inscrição para receber o benefício e, consequentemente, o mesmo cadastrado no aplicativo Caixa Tem.

Mas não é preciso se preocupar com o envio abusivo de mensagens, pois o cidadão terá a opção de optar por receber ou não os avisos sobre os calendários de pagamentos. 

As mensagens referentes ao calendário de depósitos, bem como o de saques e transferências também serão enviadas no aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem.

De acordo com Pedro Guimarães, a intenção de recorrer ao WhatsApp é justamente o de assegurar o direito à informação de beneficiários que não possuem o acesso constante à internet.

E assim, não conseguem acessar o site oficial da Caixa ou outros portais de notícia que divulgam frequentemente os calendários do auxílio emergencial

“Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber os avisos]. A parceria vem de ter o WhatsApp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas”, alegou Pedro Guimarães.

Na oportunidade, o diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Facebook Brasil, Dario Durigan, fez questão de declarar que o aplicativo está à disposição para auxiliar a Caixa no que for preciso quanto ao envio das mensagens sem nenhum custo.

Ele reconhece que o país, assim como todo o mundo, passa por um momento de dificuldades, e que é preciso preservar a saúde mantendo o distanciamento e isolamento social. Sendo assim, o envio das mensagens poderá evitar aglomerações nas agências bancárias.

Porém, Dario Durigan reforça que mesmo se tratando de uma conta oficial e verificada da Caixa Econômica, é preciso que os beneficiários se mantenham atentos. Isso porque, diante desta nova ação, infelizmente os envolvidos ficam suscetíveis à fraudes aplicadas por pessoas que agem de má fé, neste caso, se passando pelo banco.

Portanto, é extremamente importante não repassar nenhum dado pessoal, muito menos bancário, pois apenas as informações sobre os calendários serão enviadas. 

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.