Caixa, Banco Inter, BTG e todos os bancos que lideram reclamações em 2021

No segundo trimestre deste ano, o Banco Inter liderou o ranking de reclamações do Banco Central (BC). Este indicador considera as maiores instituições financeiras do país. O ranking dos bancos que lideram reclamações foi divulgado pelo BC, nesta quinta-feira (15).

Caixa, Banco Inter, BTG e todos os bancos que lideram reclamações em 2021
Caixa, Banco Inter, BTG e todos os bancos que lideram reclamações em 2021 (Imagem: Eduardo Soares/Unsplash)

Para determinar o ranking, o indicador do Banco Central leva em consideração o número de reclamações recebidas, as consideradas pertinentes e o número de clientes de cada instituição financeiras.

Segundo a autoridade monetária, os rankings de reclamações visam auxiliar o cidadão na escolha da instituição financeira que oferecerá os serviços financeiros desejados.

Estes indicadores ainda contribuem para a transparência das ações do Banco Central. Isto acontece ao trazer ao conhecimento da população o perfil das reclamações que foram processadas, analisadas e encerradas em cada período de referência.

Os bancos são classificados conforme um índice que considera as reclamações contra as instituições financeiras registradas pelos cidadãos no BC. Nesse cálculo, são levadas em consideração somente as demandas procedentes para o descumprimento da regulamentação da autoridade monetária.

Ao conhecer essas informações, o BC afirma que os clientes e usuários de serviços bancários podem decidir pela instituição que melhor atende as necessidades e expectativas.

Bancos que lideram reclamações no segundo trimestre de 2021

O ranking divulgado pelo Banco Central se refere às 10 maiores instituições financeiras do país. Assim, o ranking de reclamações no segundo trimestre deste ano foi:

  • 1º — Banco Inter
  • 2º — BTG Pactual
  • 3º — Caixa Econômica Federal
  • 4º — Santander
  • 5º — Bradesco

No primeiro trimestre deste ano, o banco Pan ocupou a primeira colocação no ranking de reclamações das principais instituições financeiras. Diante dessa posição, o Pan havia emitido uma nota, afirmando que buscaria medidas para diminuir o número de reclamações.

Segundo o Pan, um exemplo dessa ação era a mobilização do setor para Autorregulação do Crédito Consignado, o desenvolvimento do serviço “Não Me Ligue”, e o pioneirismo na digitalização de serviços — considerados importantes no combate a fraudes.

Já o banco Inter, que ocupa a primeira colocação no ranking atual, esteve na segunda posição do anterior. A classificação anterior dos maiores bancos líderes de reclamações são:

  • 1º — Banco Pan
  • 2º — Banco Inter
  • 3º — Caixa Econômica Federal
  • 4º — Santander
  • 5º — Bradesco

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.