Bilhete Único encerra nesta sexta-feira (16) renovação com novo formato

População de São Paulo deve ficar atenta aos prazos do Bilhete Único. Os usuários do cartão de transporte terão até esta sexta-feira (16) para se cadastrarem no site da Transportes (SPTrans). O procedimento é destinado especificamente para os bilhetes anônimos, ou seja, aqueles que não apresentam a identificação do titular.

Bilhete Único encerra nesta sexta-feira (16) renovação com novo formato (Imagem: Reprodução/Veja)
Bilhete Único encerra nesta sexta-feira (16) renovação com novo formato (Imagem: Reprodução/Veja)

O Bilhete Único de São Paulo funciona como uma espécie de passe nos transportes públicos da região. Por meio dele, a população consegue transitar sem precisar ficar pagando as tarifas a cada viagem. Nesse momento, no entanto, sua administração passa por mudanças.

Renovação dos cadastros

Para quem circula com o bilhete anônimo, o prazo de renovação do cartão é até esta sexta-feira (16). Para isso, o cidadão deve acessar a página da SPTrans e renovar a documentação exigida.

É válido ressaltar que, aqueles que não fizerem o procedimento ficaram impossibilitados de utilizar o cartão em qualquer transporte público. Além da atualização do registro, o usuário deve reabastecer seu dispositivo, caso já esteja sem saldo.

Cortes no funcionamento do bilhete único

De acordo com informes liberados pela prefeitura municipal, cerca de 2,6 bilhetes deverão ser suspensos a partir do dia 1 de setembro. A SPTrans explicou que a ação objetiva evitar fraudes e diminuir o número de vendas ilegais de passagens para quem usa o cartão de forma anônima.

Isabela Muniz, superintendente de atendimento e comercialização da SPTrans, ressaltar que os usuários não irão perder o crédito disponível nos bilhetes. A partir da renovação, o saldo será novamente validado.

“Quando ele retirar esse novo cartão, a transferência do saldo do bilhete sem cadastro para o bilhete novo vai ser feita automaticamente. Agora, se o usuário já possui um Bilhete Único personalizado, mas também tem um desses três bilhetes [anônimos], depois que ele fizer a associação no site, ele pode solicitar o serviço de transferência de créditos“, afirmou.

Para quem atua de forma anônima, a transferência do valor também é feita de forma automática, a partir da identificação do novo cartão a ser elaborado.

Por fim, o cidadão que não renovar o uso do bilhete terá o direito de solicitar a restituição do crédito ao fazer seu cancelamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.