Bilhete Único encerra nesta sexta-feira (16) renovação com novo formato

População de São Paulo deve ficar atenta aos prazos do Bilhete Único. Os usuários do cartão de transporte terão até esta sexta-feira (16) para se cadastrarem no site da Transportes (SPTrans). O procedimento é destinado especificamente para os bilhetes anônimos, ou seja, aqueles que não apresentam a identificação do titular.

Bilhete Único encerra nesta sexta-feira (16) renovação com novo formato (Imagem: Reprodução/Veja)
Bilhete Único encerra nesta sexta-feira (16) renovação com novo formato (Imagem: Reprodução/Veja)

O Bilhete Único de São Paulo funciona como uma espécie de passe nos transportes públicos da região. Por meio dele, a população consegue transitar sem precisar ficar pagando as tarifas a cada viagem. Nesse momento, no entanto, sua administração passa por mudanças.

Renovação dos cadastros

Para quem circula com o bilhete anônimo, o prazo de renovação do cartão é até esta sexta-feira (16). Para isso, o cidadão deve acessar a página da SPTrans e renovar a documentação exigida.

É válido ressaltar que, aqueles que não fizerem o procedimento ficaram impossibilitados de utilizar o cartão em qualquer transporte público. Além da atualização do registro, o usuário deve reabastecer seu dispositivo, caso já esteja sem saldo.

Cortes no funcionamento do bilhete único

De acordo com informes liberados pela prefeitura municipal, cerca de 2,6 bilhetes deverão ser suspensos a partir do dia 1 de setembro. A SPTrans explicou que a ação objetiva evitar fraudes e diminuir o número de vendas ilegais de passagens para quem usa o cartão de forma anônima.

Isabela Muniz, superintendente de atendimento e comercialização da SPTrans, ressaltar que os usuários não irão perder o crédito disponível nos bilhetes. A partir da renovação, o saldo será novamente validado.

“Quando ele retirar esse novo cartão, a transferência do saldo do bilhete sem cadastro para o bilhete novo vai ser feita automaticamente. Agora, se o usuário já possui um Bilhete Único personalizado, mas também tem um desses três bilhetes [anônimos], depois que ele fizer a associação no site, ele pode solicitar o serviço de transferência de créditos“, afirmou.

Para quem atua de forma anônima, a transferência do valor também é feita de forma automática, a partir da identificação do novo cartão a ser elaborado.

Por fim, o cidadão que não renovar o uso do bilhete terá o direito de solicitar a restituição do crédito ao fazer seu cancelamento.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.