WhatsApp Business: Por que criar uma conta exclusiva para a empresa?

Como forma de auxiliar as pequenas empresas, o WhatsApp desenvolveu um aplicativo exclusivo para empreendedores: o WhatsApp Business. Por meio deste serviço, ficará mais fácil de se comunicar com os clientes, exibir os produtos e responder perguntas enquanto os clientes fazem as compras.

WhatsApp Business: Por que criar uma conta exclusiva para a empresa?
WhatsApp Business: Por que criar uma conta exclusiva para a empresa? (Imagem: Lucas Agrela/Site Exame)

O WhatsApp Business é um aplicativo desenvolvido com o propósito de atender as necessidades de pequenas empresas. Essa plataforma facilita a interação com os clientes. O sistema conta com ferramentas para classificar, automatizar e responder rapidamente as mensagens.

O aplicativo possui os mesmos recursos e o mesmo visual do tradicional WhatsApp Messenger. Sendo assim, será possível realizar diversas ações, como o envio de mensagens e o envio de fotos e vídeos, por exemplo. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

Com a criação de um perfil comercial, a empresa poderá ter mais visibilidade. Neste caso, será possível inserir informações úteis para os clientes, como descrição da empresa, endereço, e-mail e site da empresa.

Ferramentas do WhatsApp Business

O WhatsApp Business possui diversas ferramentas para auxiliar o empreendedor durante o cotidiano. Com isso, será possível gerenciar a empresa com eficiência. As funcionalidades disponíveis são:

  • Catálogo: exibição e compartilhamento de produtos e serviços diretamente da conta comercial.
  • Link curto: auxilia os novos clientes a entrarem em contato com a empresa. Há a possibilidade de compartilhar um link curto (gerado automaticamente) com novos usuários para que possam iniciar uma conversa pelo aplicativo.
  • Ferramentas de mensagem: uso de modelos de mensagem do WhatsApp para preparar respostas com antecedência. Será possível criar uma mensagem automática de saudação, mensagem de ausência (para manter os clientes informados sobre a disponibilidade para responder as perguntas) e respostas rápidas (para perguntas frequentes).
  • Etiquetas: organização de conversas com os clientes em categorias. Entre as possíveis etiquetas, estão a de “Novos clientes” e “Pagamento pendente”.

Como usar o WhatsApp Business

  1. Baixe o aplicativo WhatsApp Business gratuitamente na Play Sore ou App Store, e abra o aplicativo no celular;
  2. Leia os Termos de Serviço e sinalize estar de acordo;
  3. Registre seu número de telefone;
  4. Permita que o aplicativo acesse seus contatos e suas fotos;
  5. Crie uma conta comercial — insira o nome comercial, seleciona uma categoria para a empesa e adicione uma foto de perfil;
  6. Crie seu perfil comercial — será possível adicionar informações detalhadas da empresa;
  7. Inicie uma conversa, assim que o perfil comercial estiver pronto.

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Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.