INSS anuncia novo canal para agendamento de seus serviços. Nessa semana, a previdência social informou que acaba de criar mais um portal de atendimento para que a população possa marcar as consultas presenciais. O procedimento ficará disponível a partir desta quinta-feira (15). Saiba como utiliza-lo.
Enquanto a pandemia do novo coronavírus não minimiza o número de vítimas, o INSS vem readaptando a forma de atendimento de seus serviços.
Para a população que obrigatoriamente precisa de uma consulta presencial, uma nova forma de agendamento será disponibilizada.
Central de marcação telefônica
A partir desta quinta-feira (15), os sujeitos que precisarem marcar horário no INSS deverão entrar em contato com o órgão através de ligação pelo 135.
Na linha, o servidor do órgão fará a triagem das pendencias que precisarão ser resolvidas, determinando assim o caráter de urgência da visita presencial a uma unidade.
Quem pode ser atendido?
É válido ressaltar que, por ser um atendimento específico para situações emergenciais, o canal só fará o agendamento dos seguintes serviços:
- Portadores de necessidades especiais (maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual);
- órgãos mantenedores inválidos que, por isso, impossibilitam a solicitação de serviços; consultas à consignação administrativa;
- Pensão especial vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
- Pensão mensal vitalícia do seringueiro e de seus dependentes; e pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru (PE).
- Casos de solicitação de retificação da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Casos de parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do monitoramento operacional de benefícios presencial (MOB Presencial);
- Casos em que seja necessária a ciência do cidadão sobre a necessidade de inscrição no CadÚnico (registro do governo federal sobre as famílias de baixa renda, por meio do qual o cidadão pode participar de programas sociais);
- E, demais casos em que haja “impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos”.
Para os demais, os procedimentos de marcação permanecem disponíveis através do Meu INSS. A previdência reforça que não estará recebendo quaisquer solicitações presenciais sem que haja o comprovante do agendamento prévio.