Cidades que estão liberando vacinação da COVID-19 para maiores de 30 anos

Ainda que a vacinação da Covid-19 não tenha atingido o patamar desejado ao vacinar somente 12% da população nacional, algumas localidades têm se mobilizado para agilizar os calendários de vacinação. Neste sentido, adultos sem comorbidades com 30 anos ou mais já começaram a ser vacinados em algumas cidades. Veja quais são!

Cidades que estão liberando vacinação da COVID-19 para maiores de 30 anos
Cidades que estão liberando vacinação da COVID-19 para maiores de 30 anos. (Imagem: Rede D’Or)

Rio de Janeiro

Na capital carioca, os adultos na faixa etária dos 30 anos já foram incluídos no calendário de vacinação. As primeiras a serem imunizadas foram as mulheres com 39 anos na última segunda-feira, 12. 

O calendário semanal foi dividido para atender homens e mulheres em dias distintos, observe:

Este grupo será imunizado das 08h às 17h nos postos de vacinação da cidade. A exceção fica por conta dos postos da ABBR situado no Jardim Botânico e Instituto Benjamin Constant na Urca, os quais funcionam até o meio-dia. Enquanto isso, os postos do Olaria Atlético Clube e Santuário da Glória funcionam até as 13h. 

Manaus 

Em Manaus, no Amazonas, os adultos com 30 anos ou mais começaram a ser vacinados no final do mês de junho. A vacinação deste público requer o cadastro no sistema Imuniza Manaus, com o objetivo de agilizar e otimizar os atendimentos nos postos. Embora o registro não seja obrigatório, é altamente recomendado.

Os munícipes que já se cadastraram na plataforma, devem acessá-la novamente e selecionar o botão “Consultar 1ª Dose”, para saberem a data e local em que irão receber a vacina contra a Covid-19.

Aqueles que por alguma razão não conseguirem se registrar até o dia da vacinação estipulado pelo município, devem apenas se dirigir ao posto de vacinação mais próximo em posse do RG, CPF e comprovante de residência original e cópia.

Montes Claros

Na cidade mineira de Montes Claros, a vacinação de pessoas com 30 anos ou mais começou no último domingo, 11. Para ser imunizado é preciso se dirigir até um dos postos de vacinação mencionados abaixo em posse dos documentos pessoais como identidade original com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, se tiver.

Pariquera-Açú

Na cidade de Pariquera-Açú, situada no interior de São Paulo, a vacinação para os munícipes com 30 anos ou mais também teve início nesta terça-feira, 13.

Antes de se dirigir a um dos postos de vacinação, é preciso ligar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central por um dos seguintes telefones: (13) 99710-0693 ou (13) 99668-5550.

O agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira, entre 08h30 às 13h. Posteriormente, a imunização acontece das 08h às 11h e depois das 13h às 15h30 em quatro postos. São eles:

Santarém

Em Santarém, no oeste do Pará, a imunização para os munícipes com 30 anos ou mais começou ontem, 13. Para ser vacinado é preciso apresentar o CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS nos seguintes postos de vacinação:

O atendimento nessas unidades acontecerá de terça a sexta-feira, 16, das 08h às 16h.

Guaraí

No município de Guaraí, no Tocantins, a vacinação do público na faixa etária dos 30 anos se inicia na próxima quinta-feira, 15. A imunização dessas pessoas acontecerá em um mutirão realizado na Praça da Conciliação, em frente à Prefeitura, das 08h às 14h. 

O tempo de duração do mutirão será enquanto as doses das vacinas contra a Covid-19 estiverem disponíveis. Ressaltando que a aplicação do imunizante acontecerá somente mediante a apresentação do comprovante de residência, identidade original com foto, CPF, cartão de vacinação e do SUS. 

Conecte SUS: Cadastro, Login e Consulta de Exames e Serviços no App (Cartão e Vacina)

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile