DPU publica estudo que aumenta valor do Bolsa Família e adiciona novos inscritos

Bolsa Família pode ser ampliado por decisão da justiça. Na última semana, a Defensoria Pública da União (DPU) apresentou um estudo onde revela seu interesse em expandir a agenda social do país. O projeto sugere que o BF passe a beneficiar cerca de 48 milhões de pessoas a partir do próximo ano.

DPU publica estudo que aumenta valor do Bolsa Família e adiciona novos inscritos (Imagem: FDR)
DPU publica estudo que aumenta valor do Bolsa Família e adiciona novos inscritos (Imagem: FDR)

O governo federal vem sinalizando seu interesse em reformular o Bolsa Família, porém a proposta pode ser maior do que o esperado. A DPU vem dialogando com o Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o executivo a investir mais na agenda social, fazendo com que as mensalidades fossem reajustadas e novos brasileiros se beneficiassem.

“O Bolsa Família é um beneficio bem focalizado para as famílias mais vulneráveis, mas há uma promessa de que o Estado deve prover o mínimo necessário para as pessoas sobreviverem em seu território e o programa não é suficiente para cumprir essa obrigação“, pontuou Ed Fuloni, defensor público que integra o comitê da renda básica da DPU.

Existência digna

A justificativa para tal reformulação se dá pela necessidade do governo federal de garantir uma existência digna para os brasileiros em vulnerabilidade.

De acordo com o levantamento feito pela DPU, 48,8 milhões de pessoas estão registradas no Cadastro Único, apresentando renda per capita mensal de até R$ 178.

A proposta de reformulação do Bolsa Família vem sendo debatida no Supremo e poderá garantir um novo funcionamento da renda básica mínima em todo o país. Ainda não foram anunciados os reajustes, mas espera-se salários superiores aos R$ 178 atualmente ofertados.

Nesse momento o Bolsa Família conta com cerca de 15 milhões de famílias beneficiárias que estão sendo contempladas com a extensão de renda vinculada ao auxílio emergencial. A previsão é de que somente após o fim do coronavoucher é que o governo reformule a pasta da BF.

Agenda do governo

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro Paulo Guedes, o novo Bolsa Família deverá passar a funcionar a partir do mês de novembro.

Os gestores afirmam que a equipe do ministério da cidadania já vem trabalhando para garantir uma versão turbinada do projeto.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.