Na Bahia, os exames médicos relativos à CNH (Carteira de habilitação) podem agora ser pagos com cartão de crédito e débito. A informação foi dada pelo Detran-BA. Até então, os pagamentos só podiam ser feitos em dinheiro. Saiba mais
O Detran publicou no mês de abril a portaria que atualizou a regulamentação de cerca de 200 clínicas credenciadas ao órgão, com a finalidade de facilitar as questões financeiras de quem necessita fazer os exames. As clínicas tem até o dia 23 de agosto para passarem a oferecer o pagamento com cartão.
O preço de cada exame de CNH é tabelado pelo órgão. Para 2021, foram mantidos os valores de R$128 para o teste de aptidão física e mental e de R$170 para a avaliação psicológica. Estes valores não são reajustados desde 2018.
Rodrigo Pimentel, o diretor-geral do Detran-BA, disse que a clínica que desobedecer a nova regra pode ser punida com advertência e até mesmo com a suspensão do credenciamento.
“Estamos fiscalizando a implantação da modalidade de pagamento com cartão, em sintonia com as dificuldades impostas aos baianos, durante a pandemia. A clínica que não cumprir a regra ficará sujeita a punições, que vão desde uma advertência até a suspensão do credenciamento”, disse Rodrigo.
Comércio na Bahia
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, decidiu prorrogar todas as medidas restritivas que estavam em vigor na capital.
O comércio e os serviços precisam respeitar o horário de restrição de locomoção noturna aos fina de semana em decorrência da pandemia. A restrição começa às 20h da sexta e termina às 5h da segunda-feira (5).
De acordo com a prefeitura, os clubes sociais, recreativos e esportivos podem funcionar das 6h às 21h nos dias úteis, até às 18h aos sábados e até as 14h nos domingos.
Já os cinemas podem abrir das 10h às 21h e os centros e espaços de exposições tem horário livre para eventos ligados a ciência com até 50 pessoas presentes.
Os Serviços ligados à construção civil podem funcionar das 7h às 17h; as clínicas de estética, das 7h às 20h; escritórios administrativos (contabilidades, consultoria e similares), das 10h às 19h; escritórios de advocacia, das 10h às 19h; autoescolas, das 10h às 20h; comércio de rua, das 10h às 18h.
As lanchonetes estão autorizadas a funcionar das 7h às 15h e os salões de beleza, barbearias e afins, das 10h às 20h.