Golpes no INSS crescem e assustam aposentados e pensionistas

INSS emite alerta de novo golpe. Nessa terça-feira (07), o Instituto Nacional do Seguro Social informou a população que está sendo registrado falsos pedidos de revisão dos benefícios com a finalidade de roubar dados. As abordagens vêm sendo feitas por e-mail, sms, ligação e até correspondência. Entenda os detalhes.

Golpes no INSS crescem e assustam aposentados e pensionistas (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Golpes no INSS crescem e assustam aposentados e pensionistas (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Enquanto o INSS vem trabalhando para finalizar a fila de revisão dos benefícios previdenciários, quadrilhas se aproveitam da situação para aplicar novos golpes.

De acordo com o instituto, alguns segurados estão relatando terem seus dados roubados mediante convite para rever o valor de seus abonos.

Detalhes sobre o novo golpe do INSS

De acordo com os casos já identificados, os criminosos vêm entrando em contato com a população através de carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular.

No texto, eles solicitam que a vítima dê entrada no pedido de revisão, sendo necessário informar seus dados de identificação pessoal e até mesmo informações bancárias.

Diante da situação, o INSS vem solicitando que aqueles que foram acionados passem a denunciar o crime através do endereço da Controladoria-Geral da União (CGU), ou pelo telefone 135.

É preciso ainda registrar um boletim de ocorrência para comprovar que teve os dados roubados. No mais, o Instituto solicita que a população não informe seus documentos através de links e supostas mensagens em seu nome.

“Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato. O Instituto nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos”, informa o órgão.

A gestão previdenciária esclareceu que em caso de qualquer pendencia com o segurado, sua equipe entrará em contato através do número: 280-41.

O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS. Sempre que convocamos o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135”.

Por fim, o sujeito pode ainda acompanhar os serviços do órgão através de seu portal oficial, o Meu INSS, ou pelo 135.

“É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat”, complementa a nota.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.