Grande Vitória abre 23 mil vagas para agendar 1ª dose da vacina da COVID-19

As cidades capixabas que compõem a Grande Vitória disponibilizam 23 mil vagas para os cidadãos serem imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Esta disponibilidade que começou ontem, ficará vigente até esta quinta-feira, 8.

Grande Vitória abre 23 mil vagas para agendar 1ª dose da vacina da COVID-19
Grande Vitória abre 23 mil vagas para agendar 1ª dose da vacina da COVID-19. (Imagem: Reprodução/G1)

Os municípios de Vila Velha e Guarapari são alguns dos que vão se mobilizar neste sentido. Nestas localidades, será viabilizado o agendamento para os adultos na faixa etária de 30 a 34 anos receberem a primeira dose da vacina.

Conforme apurado, existem cerca de 300 mil pessoas nesta faixa etária por todo o Estado do Espírito Santo. 

A Prefeitura de Vila Velha será a primeira da região metropolitana a abrir os agendamentos para adultos na faixa etária mencionada.

A princípio, serão disponibilizadas 6,5 mil doses da vacina para este público que será imunizado gradativamente, desde que estejam cadastrados no site: vacina.vilavelha.es.gov.br.

Às 11h de hoje, a prefeitura abrirá o agendamento para os adultos com 30 e 31 anos. Uma hora depois, as pessoas com 32 e 33 anos também poderão agendar o recebimento da primeira dose da vacina contra a Covid-19. Por fim, às 16h, o grupo composto por capixabas com 34 anos de idade também poderão ser incluídos no sistema. 

A vacinação deste público acontecerá na próxima terça-feira, 13, no Ginásio Tartarugão, situado em Coqueiral de Itaparica. Na oportunidade, a Prefeitura de Vila Velha informou que o avanço na aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 se tornou possível após o município conseguir imunizar uma boa quantidade de pessoas na última segunda-feira, 5. 

Apesar deste breve momento positivo, no último sábado, 3, o comparecimento dos munícipes nos postos de vacinação deixou a desejar. Pois, diante da disponibilidade de mil doses da vacina da CoronaVac destinadas à segunda etapa do esquema vacinal, somente 200 munícipes compareceram nas unidades de saúde. 

Enquanto isso, em Guarapari, também irá liberar o agendamento de adultos na faixa etária de 30 a 34 anos para receberem a primeira dose da vacina. Essas pessoas poderão se cadastrar pelo site: siagen.guarapari.es.gov.br.

Enquanto no ato da vacinação basta levar o comprovante de agendamento, CPF, documento de identidade original com foto, cartão do SUS e comprovante de residência na respectiva titularidade.

O agendamento ficará disponível a partir das 16h30 de hoje, diante da disponibilidade de 2.118 doses destinadas à aplicação da primeira dose da vacina.

Enquanto isso, a vacinação deste grupo está prevista para acontecer no próximo sábado, 10, e segunda-feira, 12, no Complexo Esportivo, situado em Muniçaba. Ressaltando que serão organizados somente postos fixos de vacinação, sem a alternativa de drive-thru. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.