De acordo com informações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), nesta sexta, 9, feriado da Revolução Constitucionalista, comemorado no Estado de São Paulo, os bancos não irão prestar atendimento nas agências. O decreto vale para os grandes bancos, como Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e etc.
Os clientes poderão utilizar as áreas de autoatendimento das agências, assim como os canais digitais e atendimento remoto como internet banking e aplicativos.
Em decorrência da pandemia, os bancos permanecem reforçando que os clientes só devem se dirigir as agências em caso de extrema necessidade, e que continuem utilizando os canais digitais para acessar os serviços.
O atendimento remoto, seja pela internet ou telefônico (call centers) estão disponíveis. Todos os grandes bancos, desde a Caixa ao Santander, possuem canais de atendimento online. Como o site e o aplicativo.
Praticamente todas das transações financeiras do sistema bancário estão disponíveis, além de trazerem mais comodidade e conveniência aos seus clientes.
Contas de consumo
Aa contas de consumo, ou seja, água, luz, internet, entre outras, e carnês que possuem data de vencimento para esta sexta, poderão ser pagas na próxima segunda, 12, sem acréscimos e multas.
Geralmente quando os vencimentos caem em feriados nacionais, estaduais ou municipais, eles são reajustados automaticamente para o próximo dia útil.
Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
“Os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e extremamente segura para realizar a maior parte das transações financeiras”, disse o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.
Feriados Nacionais de 2021
- 1º de janeiro: Confraternização Universal
- 15 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)
- 16 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)
- 17 de fevereiro: quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
- 2 de abril: Paixão de Cristo
- 21 de abril: Tiradentes
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho
- 3 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo)
- 7 de setembro: Independência do Brasil
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público, a ser comemorado em 1º de novembro (ponto facultativo)
- 2 de novembro: Finados
- 15 de novembro: Proclamação da República
- 25 de dezembro: Natal