Como será o funcionamento do comércio em SP no feriado de 9 de julho?

Na próxima sexta-feira (9), acontecerá o feriado estadual de 9 de julho em São Paulo. Por conta dessa data, o funcionamento dos estabelecimentos pode passar por alterações. Entenda como será o funcionamento do comércio em SP no feriado de 9 de julho.

Como fica o funcionamento do comércio em SP no feriado de 9 de julho?
Como será o funcionamento do comércio em SP no feriado de 9 de julho? (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

No feriado de 9 de julho, há a celebração do dia da Revolução Constitucionalista de 1932. A data está mantida no estado e na capital paulista, pois não faz parte do calendário de datas comemorativas antecipadas — devido à pandemia de covid-19.

Entenda como fica o funcionamento do comércio em SP no feriado de 9 de julho

Apesar de manter este feriado no estado, as normas de segurança contra a pandemia permanecem. Sendo assim, a população deve manter as medidas preventivas, como o uso de máscaras e álcool em gel. Além disso, o horário de funcionamento restrito e o limite de clientes seguem válidos.

Por conta do alto número de casos de covid-19, o governo de São Paulo decidiu prorrogar a fase de transição do Plano SP. Essa fase de flexibilização autoriza o funcionamento de estabelecimentos comerciais, shoppings, restaurantes, academias e salões de beleza das 6h às 21h.

A medida estabelece que o comércio deve funcionar com a capacidade máxima de funcionamento de até 40%. Este limite tem o objetivo de evitar as aglomerações. A medida do governo paulista valerá até dia 15 de julho.

Situação dos bancos e transportes

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias nessa data. As áreas de autoatendimento seguirão disponíveis para os clientes.

A população ainda poderá contar com os canais digitais e remotos de atendimento — como o internet e mobile banking.

A Febraban afirmou que as contas de consumo, como energia, água e telefone, e carnês com vencimento em 9 de julho poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil, segunda-feira (12).

No caso do transporte público, Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ônibus municipais e intermunicipais funcionarão em esquema de feriado, conforme informado pelo G1. Dessa forma, haverá maior tempo de espera nas plataformas e nos pontos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.