Governo de SP anuncia volta às aulas presenciais para agosto de 2021

Com o novo plano de volta às aulas presenciais o estado de São Paulo vai permitir que as escolas façam o cálculo para determinar a porcentagem de ocupação possível. O novo plano começa a ser aplicado em agosto.

Governo de SP anuncia volta às aulas presenciais para agosto de 2021
Governo de SP anuncia volta às aulas presenciais para agosto de 2021 (Imagem/Reprodução: Bruno Rocha/Estadão Conteúdo)

Na última quarta-feira, 16, o Governador de São Paulo, João Doria, juntamente com o Secretário de Educação, Rossieli Soares, fez o anuncio do novo plano para a volta às aulas presenciais na educação básica do estado.

Volta às aulas presenciais em São Paulo no segundo semestre

Até então, de modo geral, as escolas deveriam ocupar com alunos apenas 35% de sua capacidade. Com a mudança anunciada ontem, cada escola terá autonomia para determinar o limite de ocupação cabível.

“Neste novo plano, a partir de agosto, cada escola deverá determinar a capacidade de acolhimento total de alunos de acordo com a sua realidade, desde que sejam respeitados todos os protocolos de prevenção, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento mínimo de um metro entre os estudantes na sala de aula”, afirmou João Doria.

Assim, os responsáveis pelos estudantes devem ficar atentos aos comunicados feitos pelas instituições de ensino em que a criança está matricula. Pois, só elas é quem poderão confirmar essa ocupação.

Medidas de prevenção para a volta às aulas presenciais em São Paulo

A primeira grande medida adotada pelo governo foi a vacinação dos profissionais da educação, o estado foi pioneiro nesse aspecto.

“São Paulo foi o primeiro estado do Brasil a vacinar os profissionais de Educação e está empenhado em garantir um retorno seguro às aulas presenciais”, pontuou o governador João Doria.

Além disso, as medidas já conhecidas continuarão a ser utilizadas, como: uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.

Outra mudança foi a redução do tamanho do distanciamento, que antes era de 1,5 metro e agora será de apenas um metro.

Para um retorno mais seguro cada escola terá que elaborar seu próprio plano de retomada, ele deverá levar em consideração as orientações gerais do governo estadual, mas também o contexto em que cada unidade escolar está inserida.

“Quanto mais tempo demorarmos a voltar, maior será o déficit de aprendizagem dos nossos estudantes. É urgente voltarmos com nossas crianças, jovens e adultos às aulas presenciais”, destacou Rossieli Soares.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.