IPVA e IPTU DF são suspensos até 2024 para comércio atingido com a pandemia

Nesta segunda-feira (5), o governo do Distrito Federal publicou lei que prevê a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre a Propriedade Predial Territorial Urbano (IPTU) entre 2022 e 2024. A ação sobre o IPVA e IPTU DF vale para o setor de eventos e salões de beleza.

IPVA e IPTU DF são suspensos até 2024 para comércio atingido com a pandemia
IPVA e IPTU DF são suspensos até 2024 para comércio atingido com a pandemia (Imagem: Renato Araújo/Agência Brasília)

De acordo com a medida do Distrito Federal, a regra relativa ao IPVA e IPTU se estenderá entre os anos de 2022 e 2024. O benefício valerá para 16 categorias ligadas aos setores de evento, cultura e beleza (confira a lista abaixo). Estas fazem parte da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae).

Para garantir a isenção dos impostos, os contribuintes devem comprovar que o imóvel e o veículo são utilizados para o exercício da atividade profissional.

De acordo com o governo do DF, as empresas devem requerer o benefício junto à Subsecretaria da Receita, da Secretaria de Economia.

O procedimento acontece por meio do atendimento virtual do Portal de Serviços da Receita do Distrito Federal.

O governo destaca que a concessão do benefício não desobriga ao cumprimento das demais obrigações previstas em lei.

Essa iniciativa faz parte do Programa Pró-Economia, que conta com medidas de incentivo à economia do DF. Nessa medida aprovada pelo governador Ibaneis Rocha, o investimento realizado pelo GDF tem um valor próximo a R$ 90 milhões. A ação visa auxiliar empresas que foram impactadas pela pandemia de covid-19.

IPVA 2021: Formas de DESCONTOS, Calendários, DETRANs, pagamentos e consulta

Categorias inclusas na oferta de isenção do IPVA e IPTU DF

IPTU 2021: Valor, 2 Via, descontos e pagamento (GUIA COMPLETO)

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile