INSS encerra pagamento do 13º salário dos aposentados hoje (7); como usar o dinheiro?

INSS encerra hoje cronograma de pagamentos de seu abono natalino. Nesta quarta-feira (07), os aposentados e pensionistas da previdência social federal terão acesso aos depósitos do 13º salário. O benefício vem sendo ofertado em sua segunda parcela, equivalente a 50% de seu valor total.

INSS encerra pagamento do 13º salário do INSS hoje (7); como usar o dinheiro? (Imagem: Portal 360)
INSS encerra pagamento do 13º salário dos aposentados hoje (7); como usar o dinheiro? (Imagem: Portal 360)

Durante os últimos dois meses o INSS esteve efetuando o pagamento do 13º salário de seus aposentados e pensionistas.

O benefício foi novamente antecipado devido a pandemia do novo coronavírus, com a expectativa de fomentar a economia nacional.

Calendário do 13° salário do INSS

Ao longo do dia de hoje, terá acesso ao abono todos os segurados cujo o número final do benefício é 5 e 0. Para quem está com o salário fixado no atual piso nacional de R$ 1.100, a chamada de pagamento é referente ao final do cartão em 0.

Já para aqueles mais próximo ao teto a organização se destina para os inscritos encerrados em 5 e 0. Confira:

Benefícios de até um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 25/mai 24/jun
2 26/mai 25/jun
3 27/mai 28/jun
4 28/mai 29/jun
5 31/mai 30/jun
6 01/jun 01/jul
7 02/jun 02/jul
8 04/jun 05/jul
9 07/jun 06/jul
0 08/jun 07/jul

Benefícios acima de um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 e 6 01/jun 01/jul
2 e 7 02/jun 02/jul
3 e 8 04/jun 05/jul
4 e 9 07/jun 06/jul
5 e 0 08/jun 07/jul

 O que fazer com o 13º?

Diante da permanência do novo coronavírus, economistas e analistas financeiros vem aconselhando a população a poupar o máximo possível. Ou seja, se o cidadão não contava com a gratificação e não precisa dela para sanar suas contas, é melhor que a mantenha guardada.

No caso daqueles com o nome sujo, o benefício pode ser uma ótima oportunidade para sanar os débitos. Todavia, é preciso ficar atento e priorizar contas que poderão gerar juros e demais problemas, como cheque especial, empréstimos e cartões de crédito.

De modo geral, é aconselhável que o beneficiário resguarde o máximo que puder do 13º salário, principalmente porque o valor não será novamente ofertado no mês de dezembro. Para mais dicas financeiras, acompanhe nossa página de finanças.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.