PIX agora vai ter cartão! Saiba detalhes da novidade sobre pagamento offline

Está no planejamento do Banco Central, de acordo com o presidente Roberto Campos Neto, o lançamento de um cartão físico para que os usuários do PIX consigam utilizar o serviço sem conexão com a internet. Atualmente, a solução de pagamentos do BC só funciona com uma conexão ativa na internet. Saiba mais.

PIX agora vai ter cartão! Saiba detalhes da novidade sobre pagamento offline
PIX agora vai ter cartão! Saiba detalhes da novidade sobre pagamento offline (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Roberto disse em um evento realizado na último dia 30, que acredita que a melhor maneira de possibilitar o pagamento através do PIX de forma offline é com o uso de um cartão físico com a função de aproximação.

“Basicamente em algum momento vai ter um cartão Pix. Você vai aproximar do seu celular, você vai transferir dinheiro online pro offline no cartão. Vai funcionar como um cartão de ônibus, uma tecnologia supersegura. Você vai poder usar o cartão no mundo offline, quando você voltar no mundo online, vai poder transferir seu saldo de volta”, disse  Roberto, sem entrar em detalhes mais profundos.

O presidente do BC falou também sobre a conversa do banco com o governo italiano para uma possível implantação de um “PIX Internacional”. Esta modalidade possibilitaria pagamentos e transferências instantâneas em outros países, com a Itália sendo a pioneira.

O BC explicou também que o PIX off-line poderá permitir que um pagador sem conexão com a internet possa fazer uma operação. A função ainda está sendo desenvolvida.

“Há uma ampla gama de tecnologias que podem ser adotadas para a iniciação de um Pix offline, o cartão é uma delas. O BC está em fase de estudo dessas tecnologias no escopo da agenda evolutiva e oportunamente divulgará as especificações estabelecidas”, explicou o BC em nota.

De acordo com a agenda evolutiva do Banco Central, os pagamentos via PIX de forma off-line deve se tornar uma realidade no quarto trimestre de 2021.

Antes desta novidade, devem começar a operar as funções Saque e Troco, que já passaram por consulta pública e devem ser lançadas para o público ainda no terceiro trimestre.

O Pix já é responsável por 30% das operações de pagamento no Brasil, de acordo com a  Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, divulgada na última semana. No seu lançamento no mês de novembro, o porcentual era de 7%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.