Pagamento por WhatsApp Pay usando Nubank, Inter, Santander e Itaú

Pontos-chave
  • O cliente deve verificar se o recurso de pagamento já está disponível para ele;
  • O procedimento pode ser feito apenas por bancos que aderiram ao WhatsApp Pay;
  • A transferência acontece por meio de um cartão de débito da bandeira estabelecida pelo banco.

Em maio deste ano, o WhatsApp liberou a opção de transferir dinheiro pelo aplicativo. Assim, os usuários podem enviar valores por meio das conservas com os seus contatos. Entenda o funcionamento do pagamento por WhatsApp Pay usando Nubank, Inter, Santander e Itaú.

Pagamento por WhatsApp Pay usando Nubank, Inter, Santander e Itaú
Pagamento por WhatsApp Pay usando Nubank, Inter, Santander e Itaú (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Pagamento por WhatsApp Pay usando Nubank

Para fazer pagamento pelo WhatsApp para amigos e familiares, o usuário deve configurar o Facebook Pay e verificar o cartão do Nubank com a função débito. Para enviar dinheiro, os passos são:

  1. Abra a conversa com a pessoa para quem você deseja enviar dinheiro. Em seguida, toque em “Anexar” (no ícone “+” ou com a imagem de um clip, dependendo do seu sistema operacional) e depois em “Pagamento”;
  2. Insira o valor que deseja enviar. Caso queira, será possível escrever um recado descrevendo o pagamento;
  3. Se o seu Facebook Pay já estiver configurado e verificado, clique em “Pagar”. Se ele não estiver configurado, será preciso adicionar e verificar uma forma de pagamento;
  4. Utilize sua impressão digital ou Face ID (no caso de dispositivos iOS) para confirmar seu PIN ou clique em “Usar o PIN do Facebook Pay” e insira seu PIN do Facebook Pay.
  5. Com isso, o dinheiro será enviado. Depois, para ver os detalhes da transação, basta tocar na mensagem.

Pagamento por WhatsApp Pay usando Inter

As transferências serão feitas somente com cartões de débito e de combos autorizados. Cada usuário poderá enviar até R$ 1 mil por transação. Para realizar a primeira transferência, os passos indicados pelo Banco Inter são:

  1. Abra o chat com a pessoa para quem você deseja transferir dinheiro;
  2. Use o ícone de clip ou “+” para anexar uma informação > selecione a opção “Pagamento”;
  3. Clique em “Continuar” para aceitar os termos e condições do Facebook Pay;
    Crie uma senha PIN de 6 números (essa senha será solicitada para confirmar os pagamentos). Você também poderá optar por usar a impressão digital para confirmação;
  4. Insira seu CPF e os dados do cartão de débito — incluindo o número, data de validade e o código CVV;
  5. Toque em “Salvar”;
  6. Verifique o cartão cadastrado e prossiga para o pagamento.

Para adicionar ou editar as formas de pagamento, clique em Mais opções > Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar. Já para acompanhar o seu histórico de transações, toque em Configurações > Pagamentos > Histórico.

Pagamento por WhatsApp Pay usando Santander

O banco Santander afirma que as transferências no aplicativo não possuem taxa e são feitas de forma rápida. As operações contam com várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis.

Será possível enviar até R$ 1 mil por transação. A transação é realizada no próprio ambiente das conversas.

Para habilitar o serviço no smartphone, o banco explica que o cliente deve registrar o número do seu cartão de débito ou múltiplo diretamente no WhatsApp (configurações > Pagamento).

O Santander afirma que essa funcionalidade já está disponível para os clientes com bandeira Mastercard. No caso da bandeira Visa, a instituição alega que estará disponível em breve.

O pagamento via WhatsApp tem sido uma opção mais prática para transferir dinheiro
O pagamento via WhatsApp tem sido uma opção mais prática para transferir dinheiro (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Pagamento por WhatsApp Pay usando Itaú

Segundo o Itaú, antes de começar a utilizar este recurso, o cliente deve atualizar o WhatsApp na versão mais recente. O cliente ainda deve verificar se o recurso de pagamentos já está disponível para ele. Caso ainda não esteja, o banco recomenda que o usuário esteja atento ao aplicativo Itaú para receber o convite.

Depois, a pessoa deve adicionar o cartão de débito Mastercard do Itaú e configurar uma nova senha de 6 dígitos (PIN). O cartão múltiplo Mastercard do Itaú também pode ser utilizado para realizar o pagamento no WhatsApp.

O cliente poderá associar a própria senha ao Face ID, biometria ou íris para adicionar uma camada extra de segurança para as transações. Assim, o cliente Itaú poderá enviar e receber dinheiro dos contatos que já estão com o recurso habilitado.

Procedimento geral para enviar dinheiro no WhatsApp

Conforme explicado pelo Itaú, a venda pode ser efetuada ao seguir estes passos:

  1. No WhatsApp, toque no ícone de clipe de papel;
  2. Toque em “Pagamento”;
  3. Insira o valor — de forma geral, você precisa usar o cartão de débito emitido por um dos bancos participantes;
  4. Clique em “Pagar”;
  5. Insira seu PIN do Facebook Pay.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.