Banco Central quer lançar cartão por aproximação ligado ao PIX

O Banco Central (BC) anunciou que pretende lançar um cartão por aproximação vinculado ao Pix. Esta solução seria uma alternativa offline para realizar uma compra via Pix. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, nesta quarta-feira (30).

Banco Central quer lançar cartão por aproximação ligado ao Pix
Banco Central quer lançar cartão por aproximação ligado ao Pix (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Conforme declaração do presidente da autoridade monetária, o “cartão Pix” deve ser lançado em breve. Ainda não há definição sobre o funcionamento deste cartão. Do mesmo modo, o nome deste novo serviço ainda não foi definido.

Apesar disso, o Roberto Campos Neto deu alguns detalhes sobre que como será este produto planejado pelo BC. Segundo ele, ao aproximar a um celular, permitirá transferência de dinheiro online para offline no cartão.

O serviço funcionará de forma parecida a um cartão de transporte público. O usuário poderá usar o cartão de modo offline. Ao retornar ao online, a pessoa poderá transferir o saldo de volta.

Ele declarou que a maneira mais segura de possibilitar o pagamento pelo Pix offline é por aproximação — mediante o uso de um cartão.

Em nota ao Globo, o Banco Central afirma que o Pix offline visa permitir que um pagador sem acesso a internet tenha como realizar uma operação. A instituição reforçou que esta funcionalidade segue em fase de estudos.

O BC aponta que há um grande conjunto de tecnologias que podem ser adotadas para a iniciação de Pix offline, como o cartão. Ela informa que divulgará as especificações estabelecidas em um momento oportuno.

Conforme a agenda evolutiva apresentada pela instituição, o pagamento offline está previsto para estar disponível no quarto trimestre deste ano.

Banco Central destaca o alcance do Pix

O presidente do Banco Central afirmou que este sistema foi uma grande surpresa para a instituição. Ele informou que 80% das pessoas que utilizam conta bancária já usam esta solução de pagamento. O sistema conta com 245 milhões de chaves e 4,5 milhões de empresas.

Campos Neto destacou que, em maio, 60% de todas as transações financeiras do país foram realizadas via Pix. Este sistema se destaca pela praticidade para realizar transações financeiras. O Pix permite transferências a qualquer momento, de forma instantânea.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.