Todas as capitais que vacinam brasileiros acima dos 35 anos contra COVID-19

A vacinação contra a COVID-19 está acontecendo no Brasil desde janeiro. O Ministério da Saúde é responsável pelo repasse das doses para os Estados. Esses distribuem as doses para os seus municípios. As vacinas são fornecidas conforme o número de habitantes da categoria que deve ser imunizada.

Todas as capitais que vacinam brasileiros acima dos 35 anos contra COVID-19
Todas as capitais que vacinam brasileiros acima dos 35 anos contra COVID-19 (Imagem: Thiago Gadelha/SVM)

A COVID-19 chegou ao Brasil no mês de março de 2020. Desde então o país vem enfrentando a doença com medidas de restrições sociais. No mês de janeiro deste ano as primeiras doses contra o vírus chegaram ao país podendo dar início ao Plano Nacional de Imunização (PNI).

Com isso, os Estados e Municípios passaram a entrar em uma guerra para definir qual região teria a campanha de vacinação contra a COVID-19 mais avançada.

O problema é que hoje há lugares no Brasil que já estão vacinando as pessoas a partir dos 18 anos, e outros lugares estão na faixa etária de 53 anos.

Mesmo assim, de acordo com um levantamento realizado pela UOL, a maior parte dos municípios brasileiros está na faixa etária de 45 a 49 anos. Porém, algumas regiões já conseguiram chegar à faixa dos 30 anos. Veja abaixo quais são:

Rio Branco (AC)

Na última segunda-feira (28) a capital do Acre começou a usar a vacina da Janssen para imunizar pessoas com idade a partir dos 35 anos. O município recebeu 1,8 mil doses do imunizante. A vacina contra a COVID está sendo aplicada em todos os 12 pontos de vacinação, das 8h às 16h.

Vitória (ES)

No dia 24 de junho o município de Vitória começou a vacinar pessoas a partir de 35 anos contra a COVID-19. Para receber a dose é preciso fazer o agendamento no site da Prefeitura de Vitória ou no aplicativo Vitória Online.

Marília (SP)

Embora não seja capital, a Prefeitura de Marília (SP) anunciou na última terça-feira (29) a vacinação contra a COVID-19 para a população sem comorbidades na faixa etária de 35 anos ou mais.

O município fica à frente da capital paulista na imunização. A estimativa é que esse grupo receba a primeira dose a partir da próxima quinta-feira (1º).

Os adultos a partir de 35 anos irão receber a dose do imunizante no ginásio da Unimar. Para receber a dose é necessário realizar o agendamento no site da Prefeitura de Marília. O agendamento estará disponível a partir desta quarta (30).

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.