Prova de vida do INSS começa nova fase de obrigatoriedades dia 1º de julho

Pontos-chave
  • Prova de vida que venceu em maio e junho de 2020 deve ser atualizada a partir de amanhã;
  • Prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória no mês passado;
  • Segurados que não realizarem a prova de vida terão o benefício cancelado.

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o final de 2021 para realizar a prova de vida do INSS. Na quinta-feira, 1º de julho, é a vez de um novo grupo realizar o procedimento.

Prova de vida do INSS começa nova fase de obrigatoriedades dia 1º de julho
Prova de vida do INSS começa nova fase de obrigatoriedades dia 1º de julho. (Imagem: Shutterstock)

Os beneficiários cuja última prova de vida do INSS foi realizada nos meses de maio e junho de 2020, podem comprovar que estão vivos a partir de amanhã e evitar o corte do salário. O procedimento voltou a ser obrigatório no dia 1º de junho de 2021.

A obrigatoriedade da prova de vida do INSS foi suspensa desde o início da pandemia da Covid-19, em respeito às recomendações e medidas restritivas quanto ao isolamento e distanciamento social. Isso porque, o público alvo da comprovação de vida é o mesmo grupo de risco da Covid-19.

De acordo com os dados apurados até o dia 15 de junho, cerca de 23,6 milhões de segurados já realizaram a prova de vida do INSS. Deste total, 12,1 milhões realizaram o procedimento ainda em 2020, enquanto os outros 11,4 milhões se referem a este ano. 

Porém, o instituto informou que o número integral de segurados obrigados a fazer a prova de vida do INSS é de 36 milhões. Portanto, ainda existe um saldo de 12,3 milhões que devem comprovar que permanecem vivos até dezembro de 2021. 

Vale ressaltar que os aposentados e pensionistas da autarquia que negligenciaram a prova de vida do INSS antes de março de 2020, época em que o procedimento deixou de ser temporariamente obrigatório, estão na mira do instituto.

Se a regularização dos cadastros não for realizada rapidamente, os benefícios previdenciários serão bloqueados até segunda ordem.

Lembrando que a prova de vida do INSS não é uma responsabilidade das agências da Previdência Social, e sim da instituição bancária responsável pelos respectivos pagamentos. Cada banco está autorizado a decidir em qual formato o procedimento deve ser realizado. 

Normalmente a prova de vida do INSS pode ser feita diretamente nos caixas eletrônicos da agência bancária, ou pelos aplicativos do banco. No entanto, é recomendado que o segurado entre em contato com a instituição financeira para obter informações sobre os meios disponíveis.

Os horários de funcionamento e se há alguma documentação necessária a ser apresentada. 

É importante lembrar que o INSS continua implementando a prova de vida do INSS via biometria facial gradativamente. Na etapa inicial, para realizar este procedimento era necessário ser convocado pelo próprio instituto. 

Agora o serviço se encontra disponível na plataforma Meu INSS, embora tenham direito a realizar a prova de vida do INSS por biometria, somente os beneficiários com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Título de Eleitor com a biometria facial devidamente cadastrada.

Ainda assim, é essencial que o segurado seja notificado via SMS pelo número 280-41 ou por e-mail. Do contrário, é preciso recorrer aos formatos tradicionais já adotados em anos anteriores. 

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, explicou que qualquer movimentação é válida para comprovar que está vivo. “O beneficiário pode aproveitar para fazer o procedimento ao realizar um saque, efetuar um pagamento ou movimentar sua conta”.

Além da prova de vida pelos terminais eletrônicos e via biometria facial para segurados selecionados, também é possível realizá-la por procuração.

Esta alternativa está disponível para os beneficiários que não podem ir presencialmente até a agência bancária. Como em caso de viagem, doença contagiosa, dificuldade de locomoção ou idade avançada.

Ainda existe a possibilidade de agendar um atendimento a domicílio perante a visita de um servidor da autarquia. Este e outros procedimentos sobre o mesmo tema podem ser feitos pelo Meu INSS. 

Prova de vida do INSS começa nova fase de obrigatoriedades dia 1º de julho
Prova de vida do INSS começa nova fase de obrigatoriedades dia 1º de julho. (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Prova de vida do INSS online

O procedimento em si também pode ser executado no formato digital também pelo INSS, desde que o site ou o aplicativo esteja devidamente autorizados, bem como o aplicativo Gov.br. 

Liberada a autorização, basta acessar ambas as plataformas e selecionar a opção “Prova de Vida”, e então seguir todas as orientações como a fotografia e reconhecimento facial.

Na sequência é preciso anexar uma foto do documento de identidade oficial com foto, além de informar o número do Título de Eleitor. 

Por fim, basta esperar pela análise e validação referente à atualização dos dados cadastrais. Assim que o INSS concluir a verificação, ele irá emitir o comprovante de execução da prova de vida do INSS

Calendário da prova de vida do INSS

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.