Última semana para matrícula na Habilitação Social do Detran-DF

No dia 15 de junho, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal divulgou a lista dos selecionados para o Programa Habilitação Social. Com isso, os aprovados têm até esta quarta-feira (30) para fazer a matrícula.

Última semana para matrícula na Habilitação Social do Detran-DF
Última semana para matrícula na Habilitação Social do Detran-DF (Imagem: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

A Habilitação Social do DF tem como objetivo disponibilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda. O intuito é que essa ação contribua para o ingresso desse grupo no mercado de trabalho.

Com isso, o Governo do Distrito Federal buscar acabar com a desigualdade social proporcionando condições igualitárias para seus moradores. Com isso, os selecionados poderão obter a CNH na categoria A ou B.

Além disso, poderão adicionar a categoria A ou B, alterar para as categorias C, D ou E. O programa Habilitação Social também permite que os candidatos façam a renovação da CNH ou troca pela habilitação definitiva.

A listagem dos selecionados está disponível no Portal de Serviços do Detran. Para entrar será preciso informar o número do CPF e efetivar a verificação individual.

Foram recebidas 29.465 inscrições, porém o programa Habilitação Social disponibilizou 5 mil vagas. Essas oportunidades foram voltadas para pessoas de baixa renda.

Por esse motivo, uma das exigências era ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. Com isso, é preciso estar em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Segundo o diretor-geral do Detran do DF, Zélio Maia, essa é uma maneira de “abrir portas” no mercado de trabalho. Após a etapa de matrícula será a vez da abertura do processo no Registro Nacional de Condutores (Renach).

Com isso, os selecionados terão mais 15 dias para cumprir essa etapa. Caso não seja cumprida perderá o direito ao Programa Habilitação Social do Detran-DF. Por esse motivo, os candidatos aprovados para o programa de CNH Social realizado pelo Detran-DF devem ficar atentos as datas.

O processo de matrícula é totalmente online, devido á pandemia de Covid-19. Nas outras edições, o Departamento de Trânsito disponibilizava também a matrícula presencial para os candidatos que preferisse.

Matrícula Habilitação Social Detran DF

  • Acesse o Portal do Detran-DF;
  • Preencha o formulário;
  • Anexe os documentos de identificação social (RG, CPF, comprovante de residência, entre outros).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.