Quais as chances de haver o pagamento do 14° salário do INSS em 2021?

Segurados do INSS se questionam sobre a concessão de um novo abono natalino. Ao Longo desta semana, a previdência social federal estará liberando os valores do 13ºsalário dos aposentados e pensionistas. No entanto, já a questionamentos sobre a repetição do beneficio a partir de dezembro deste ano. Entenda.

Quais as chances de haver o pagamento do 14° salário do INSS em 2021? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Quais as chances de haver o pagamento do 14° salário do INSS em 2021? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Assim como em 2020, o governo federal e o INSS optaram por antecipar o 13º salário dos segurados. A iniciativa foi adotada com o objetivo de minimizar os impactos do novo coronavírus, sob a perspectiva de que o abono movimentaria o PIB nacional.

O pagamento vem sendo realizado desde o mês de maio e deverá perdurar até o início de julho. Para fazer o repasse o INSS dividiu o benefício em duas parcelas de 50% cada. Porém, próximo ao fim do calendário, há muitos aposentados se questionando sobre a possibilidade de um 14º salário.

Haverá abono natalino em dezembro?

Até o momento o governo federal não informou se efetuará o pagamento de um 14º salário pelo INSS ou não. Em 2020, quando o assunto foi levantado, imediatamente o presidente Jair Bolsonaro sinalizou sua negativa, afirmando não haver recursos em caixa.

A equipe do ministério da economia alegou também que se adotada, a proposta inviabilizaria o orçamento da união, tendo em visto o surgimento de novas despesas emergenciais motivadas pela pandemia.

Para este ano, a previsão é de que o abono também não seja concedido novamente em dezembro. Analistas políticos acreditam que recebendo cobranças de parlamentares da oposição, a pauta passará a ser analisada em Brasília e possivelmente suspensa sem validação em tempo hábil.

Caso o INSS resolva conceder um seguro abono natalino, ou 14º salário, significa um novo gasto de mais de R$ 50 bilhões para o governo federal.

Calendário do 13° salário do INSS

Benefícios de até um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 25/mai 24/jun
2 26/mai 25/jun
3 27/mai 28/jun
4 28/mai 29/jun
5 31/mai 30/jun
6 01/jun 01/jul
7 02/jun 02/jul
8 04/jun 05/jul
9 07/jun 06/jul
0 08/jun 07/jul

Benefícios acima de um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 e 6 01/jun 01/jul
2 e 7 02/jun 02/jul
3 e 8 04/jun 05/jul
4 e 9 07/jun 06/jul
5 e 0 08/jun 07/jul

Quem recebe o 13º salário pelo INSS?

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.