Quais as chances de haver o pagamento do 14° salário do INSS em 2021?

Segurados do INSS se questionam sobre a concessão de um novo abono natalino. Ao Longo desta semana, a previdência social federal estará liberando os valores do 13ºsalário dos aposentados e pensionistas. No entanto, já a questionamentos sobre a repetição do beneficio a partir de dezembro deste ano. Entenda.

Quais as chances de haver o pagamento do 14° salário do INSS em 2021? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Quais as chances de haver o pagamento do 14° salário do INSS em 2021? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Assim como em 2020, o governo federal e o INSS optaram por antecipar o 13º salário dos segurados. A iniciativa foi adotada com o objetivo de minimizar os impactos do novo coronavírus, sob a perspectiva de que o abono movimentaria o PIB nacional.

O pagamento vem sendo realizado desde o mês de maio e deverá perdurar até o início de julho. Para fazer o repasse o INSS dividiu o benefício em duas parcelas de 50% cada. Porém, próximo ao fim do calendário, há muitos aposentados se questionando sobre a possibilidade de um 14º salário.

Haverá abono natalino em dezembro?

Até o momento o governo federal não informou se efetuará o pagamento de um 14º salário pelo INSS ou não. Em 2020, quando o assunto foi levantado, imediatamente o presidente Jair Bolsonaro sinalizou sua negativa, afirmando não haver recursos em caixa.

A equipe do ministério da economia alegou também que se adotada, a proposta inviabilizaria o orçamento da união, tendo em visto o surgimento de novas despesas emergenciais motivadas pela pandemia.

Para este ano, a previsão é de que o abono também não seja concedido novamente em dezembro. Analistas políticos acreditam que recebendo cobranças de parlamentares da oposição, a pauta passará a ser analisada em Brasília e possivelmente suspensa sem validação em tempo hábil.

Caso o INSS resolva conceder um seguro abono natalino, ou 14º salário, significa um novo gasto de mais de R$ 50 bilhões para o governo federal.

Calendário do 13° salário do INSS

Benefícios de até um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 25/mai 24/jun
2 26/mai 25/jun
3 27/mai 28/jun
4 28/mai 29/jun
5 31/mai 30/jun
6 01/jun 01/jul
7 02/jun 02/jul
8 04/jun 05/jul
9 07/jun 06/jul
0 08/jun 07/jul

Benefícios acima de um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 e 6 01/jun 01/jul
2 e 7 02/jun 02/jul
3 e 8 04/jun 05/jul
4 e 9 07/jun 06/jul
5 e 0 08/jun 07/jul

Quem recebe o 13º salário pelo INSS?

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.