Ensino superior pode voltar às aulas presenciais a partir de hoje (28) no Ceará

Com a redução do número de casos e da ocupação dos leitos de UTI, o governo do Ceará liberou o funcionamento de novos setores. Entre essas liberações está a volta às aulas presenciais.

Ensino superior pode voltar às aulas presenciais a partir de hoje (28) no Ceará
Ensino superior pode voltar às aulas presenciais a partir de hoje (28) no Ceará (Imagem/Reprodução: Revista Cariri)

Na última semana o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou à população as novas medidas de flexibilização que passam a valer a partir de hoje, 28.

“Com a estabilização dos números, controle melhor da pandemia e avanço na vacinação, a partir de agora os decretos estaduais valerão por duas semanas, mas as reuniões do comitê continuam a acontecer semanalmente”, justificou Santana ao anunciar o avanço na flexibilização econômica.

Para o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Cabeto, a atual flexibilização é resultado das ações dos cearenses que estão respeitando mais o isolamento social e usando a máscara.

“Nós já estamos na última semana do mês e temos metade dos atendimentos do mês anterior”, explica ele.

Novas medidas e volta às aulas no Ceará

Saiba agora o que poderá funcionar a partir de hoje (28) no estado:

  • Feiras livres;
  • Aulas presenciais para o ensino superior.

Esses dois setores só poderão funcionar se seguirem as medidas estabelecidas pelo governo estadual.

Para a volta as aulas presenciais de nível superior é o estudante quem deverá decidir qual o modelo de ensino que irá adotar, presencial, remoto ou hibrido. As instituições de ensino terão que oferecer esses três sistemas de ensino.

Essas medidas são validas por duas semanas, ne poderão ser aplicadas até mesmo na região do Cariri, que apresentava altos índices de contaminação pela Covid, mas agora conseguiu controlar um pouco mais a doença.

Além dessas novas medidas anunciadas, ficam podem funcionar no estado:

  • Comércios e serviços de rua, que têm permissão para abertura das 10 às 19 horas;
  • Shoppings e restaurantes, dentro e fora dos centros de comércio, também podem funcionar das 12 às 22 horas.

Para todos esses grupos a ocupação máxima é de 50% da lotação total dos espaços. Além disso, o toque de recolher está mantido para as 23 horas.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.