Taxa do ENEM 2021: Valor, quando pagar e quem consegue isenção

Os estudantes que se preparam o ano inteiro, estão atentos para o vestibular mais aguardado do ano, o ENEM, que pode transformar a vida de muitas pessoas. As inscrições começam já nesta semana.

Taxa do ENEM 2021: Valor, quando pagar e quem consegue isenção
Taxa do ENEM 2021: Valor, quando pagar e quem consegue isenção (Imagem: FDR)

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), deste ano, se iniciam no dia 30 de junho e vão poder ser realizadas até o dia 14 de julho.

Nesta edição, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e terão as mesmas provas, com itens iguais.

Como pedir isenção do Enem?

O pedido de isenção da taxa de inscrição já acabou. O processo pode ser consultado pelo site http://enem.inep.gov.br/participante.

Os estudantes que se inscreveram e faltaram à última edição do exame também puderam justificar a ausência no mesmo período.

O resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência foram divulgados em 9 de junho. O período de recurso aconteceu entre 14 e 18 de junho.

Quem pode pedir isenção?

Pelo edital, poderiam pedir isenção da taxa os candidatos:

  • matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
  • alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo);
  • pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.

Inscrições no Enem 2021

Para fazer a inscrição, o participante deverá informar o número do seu CPF e a sua data de nascimento, é preciso selecionar a modalidade que deseja realizar (impressa ou digital). 

Com a unificação de portais do governo, para o acesso que acontece no portal do participante do Inep é preciso informar o login do portal gov.br. Caso não tenha, basta criar no primeiro acesso.

Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceita inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

O custo da taxa de inscrição do Enem é de R$ 85. O pagamento pode ser feito até dia 19 de julho.

Mudanças para 2021

Neste ano, as provas impressas e digitais, serão iguais, com itens iguais, aplicadas nas mesmas datas.

As provas digitais serão exclusivas para quem já concluiu o ensino médio ou para aqueles que estão concluindo em 2021 .Assim, participantes que desejarem fazer o exame como treineiros, que é uma forma de autoavaliação, deverão se inscrever para o Enem impresso.

Enem Digital

Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pelo Enem 2021 Digital, conforme distribuição das vagas previstas no anexo I do Edital no 29 de 1º de junho de 2021, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos para os inscritos na versão digital.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!