Quem pode fazer inscrição no Enem Digital de 2021? Tire suas dúvidas!

Em 2021, a aplicação do Enem Digital e Impresso acontecerão nos mesmos dias, 21 e 28 de novembro. O período de inscrição também será o mesmo, mas o exame digital vai atender a um público em específico; saiba qual agora!

Quem pode fazer inscrição no Enem Digital de 2021? Tire suas dúvidas!
Quem pode fazer inscrição no Enem Digital de 2021? Tire suas dúvidas! (Imagem: Reprodução / Agência Brasil)

O Exame Nacional do Ensino Médio vai ser realizado em 2021 nas duas versões usadas no ano anterior, impresso e digital, além do Para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Apenas o Enem Seriado, que aconteceria esse ano, foi suspenso.

Enem Digital em 2021

Nesse ano essa modalidade do exame deverá contar com 101.100 participantes, mas essa modalidade não é destinada a todos os públicos.

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio é voltada para os estudantes que concluíram o ensino médio ou têm previsão de conclusão para esse ano de 2021. Assim, os estudantes treineiros não podem participar dessa modalidade.

Treineiro é aquele estudante que não têm previsão de formatura para o ano em que o exame é aplicado, estudantes do 2º ano do ensino médio, por exemplo.

Eles podem participar do ENEM, mas as notas não podem ser utilizadas para ingresso no ensino superior, servem apenas como um “teste”, um momento de conhecer a prova em si.

Afinal, o que é o Enem Digital?

Esse é o segundo ano de aplicação dessa modalidade de exame. Ele é uma aplicação com uso de tecnologia, computador, com isso é possível utilizar recursos tecnológicos na prova.

Para participar o estudante precisa selecionar essa opção durante a sua inscrição e se dirigir até os locais de aplicação do exame.

Em 2020 muitos estudantes reclamaram que sentiram pesos diferentes na prova impressa e digital, já que elas continham questões diferentes.

O INEP veio a público informar que, mesmo com itens diferentes, o nível de dificuldade era o mesmo para as duas modalidades.

Em 2021 com as provas impressas e digitais acontecendo nos mesmos dias, elas terão as mesmas questões.

A ideia de se aplicar o Enem Digital é ir, aos poucos, familiarizando os estudantes a esse tipo de aplicação e então transferir todo o exame para esse formato, o que deve reduzir diversos custos.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.