SISU 2021 iniciará inscrição no próximo semestre com nota mínima para participar

As inscrições para o SiSU 2021 do segundo semestre serão abertas no dia 3 de agosto. Para participar é necessário ter tirado acima de zero na prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

SISU 2021 iniciará inscrição no próximo semestre com nota mínima para participar
SISU 2021 iniciará inscrição no próximo semestre com nota mínima para participar (Imagem/Reprodução: R7/Aloisio Maurício/Estadão Conteúdo)

O Sistema de Seleção Unificada é um dos programas que faz uso da nota do ENEM em seus processos seletivos para ingresso no ensino superior. Ele trata da seleção para instituições públicas, tanto federais quanto estaduais.

Quem pode participar do SiSU 2021?

O edital desse segundo processo seletivo ainda não foi divulgado, mas alguns quesitos devem continuar os mesmos, são eles:

  • Pessoas que fizeram o ENEM, as edições que serão aceitas ainda não foram divulgadas;
  • Quem não zerou a prova;
  • Quem não fez o exame na condição de treineiro.

Nos últimos dias um boato tem se espalhado pelas redes sociais, ele diz que as pessoas que foram pré-selecionadas no primeiro processo seletivo desse ano não poderão fazer parte dessa segunda seleção.

É importante ressaltar que essa não é uma informação oficial e que é necessário aguardar a divulgação do edital para, só então, conferir as regras do programa.

Cronograma do SiSU 2021.2

Confira abaixo as datas que já foram divulgadas pelo INEP e MEC para o processo seletivo:

  • Inscrição: 3 a 6 de agosto
  • Divulgação do resultado: 10 de agosto
  • Período de matrícula: 11 a 16 de agosto
  • Período de inscrição na lista de espera: 10 a 16 de agosto
  • Resultado da lista de espera:18 de agosto
  • Convocação da lista de espera:19 de agosto

Todas as universidades brasileiras oferecem vagas pelo SiSU?

Essa é uma dúvida clássica de quem se inscreve pela primeira vez no sistema e percebe que não tem vaga disponível na universidade da sua cidade ou que gostaria de ingressar.

E a resposta é não, nem todas as instituições oferecem vagas pelo SiSU, isso porque é necessário que a instituição faça a adesão ao sistema.

No momento de adesão a universidade vai informar as vagas e cursos que pretende ofertar no sistema, diversas instituições superiores já usam o sistema como substituto do vestibular, como a UFRJ e a UFPE.

Em 2021 algumas instituições não ofertaram vagas no sistema, por conta da pandemia e o atraso no calendário, portanto, é importante ficar atento a forma de ingresso adotada pela instituição em que você deseja ingressar.

Nota mínima para inscrição

Como dito, todos os candidatos precisam ter somado na prova do Enem resultado superior a zero, no exame objetivo e na redação. Mas, vale lembrar que apenas isso não é suficiente para conseguir acesso ao curso desejado.

O SISU é um sistema de classificação, o critério utilizado é a nota do Enem. Para cada curso em uma universidade diferente é definida uma nota de corte, ela funciona como uma parâmetro para selecionar os aprovados.

Quanto mais concorrido o curso, maior o corte. Medicina e Direito, por exemplo, exigem nota mínima no Enem de 700 pontos para cima. Durante o período em que as inscrições ficam abertas é sempre bom acompanhar o corte.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.