Inscrição no ENEM, restituição do IR 2021 e Bolsa Família são destaques da semana

Pontos-chave
  • O Enem vai abrir inscrições no dia 30 de junho;
  • A Receita Federal paga o 2º lote de restituição também no dia 30;
  • O Bolsa Família pagou mais uma parcela para os beneficiários, e encerra o calendário quarta-feira (30).

Nesta semana, os destaques serão para o início das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021, o pagamento darestituição do IRPF e o término da terceira parcela do auxílio no Bolsa Família. Saiba aqui mais sobre esses assuntos, e fique por dentro do que vai acontecer na semana que começa hoje (27).

Inscrição no ENEM, restituição do IR 2021 e Bolsa Família são destaques da semana
Inscrição no ENEM, restituição do IR 2021 e Bolsa Família são destaques da semana (Imagem/Reprodução: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo)

Enem

Os estudantes que se preparam o ano inteiro, devem estar atentos, pois neste mês começa as inscrições para o vestibular mais aguardado do ano, o ENEM.

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), deste ano, se iniciam no dia 30 de junho e vão poder ser realizadas até o dia 14 de julho.

Nesta edição, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e terão as mesmas provas, com itens iguais.

Além disso o Exame sofreu muitas mudanças, neste ano serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pelo Enem 2021 Digital.

Atendimento especializado

Aqueles participantes que precisam de atendimento especializado devem informar, já no ato da inscrição.

Motivam essa solicitação as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Nome social 

Os estudantes que desejam solicitar tratamento pelo nome social poderá ser realizada após a inscrição, na Página do Participante. A partir do dia 19 de julho, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 de julho.

Para a realização é necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido. 

Os documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos.

Restituição do IRPF 2021

A Receita Federal fará o pagamento do segundo lote de restituição para os declarantes que possuem direito. Saiba aqui quem pode receber e quando vai receber o seu pagamento.

Serão cinco lotes de restituição do IRPF que serão pagos mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:

  • 1.º lote: 31 de maio de 2021
  • 2.º lote: em 30 de junho de 2021
  • 3.º lote: em 30 de julho de 2021
  • 4.º lote: em 31 de agosto de 2021
  • 5.º lote: em 30 de setembro de 2021

Onde vou receber?

O dinheiro será depositada na conta que o beneficiário indicou para a Receita Federal durante o envio da declaração. 

Inscrição no ENEM, restituição do IR 2021 e Bolsa Família são destaques da semana
Inscrição no ENEM, restituição do IR 2021 e Bolsa Família são destaques da semana (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Bolsa Família

Na segunda-feira (28), a Caixa inicia o saque do seu benefício para os participantes do Programa Bolsa Família que possuem o NIS com final 8. Na terça-feira (29) começa o NIS 9, e na quarta-feira (30) encerra o pagamento com o NIS 0. 

Calendário do Bolsa Família 

Data de pagamento Quem recebe
17 de junho Beneficiários com NIS de final 1
18 de junho Beneficiários com NIS de final 2
21 de junho Beneficiários com NIS de final 3
22 de junho Beneficiários com NIS de final 4
23 de junho Beneficiários com NIS de final 5
24 de junho Beneficiários com NIS de final 6
25 de junho Beneficiários com NIS de final 7
28 de junho Beneficiários com NIS de final 8
29 de junho Beneficiários com NIS de final 9
30 de junho Beneficiários com NIS de final 0

Os pagamentos do programa Bolsa Família em 2021, serão realizados por meio da poupança social digital, mais conhecida como Caixa Tem.

Essa decisão foi uma das formas encontradas de fazer com que a Caixa aumente a sua gama de clientes e assim possa oferecer mais serviços.

Aqueles que não possuem a conta podem ficar despreocupados, pois a abertura dela será feita pela Caixa de forma automática.

Como funciona o pagamento pelo Caixa Tem?

As contas serão abertas automaticamente e de forma gratuita para o pagamento dos benefícios, sem que seja preciso apresentar documentos nem comparecer a nenhuma agência. 

Aqueles que já possuem conta na Caixa, nada muda. Os créditos serão feitos nas contas que já existem e os valores poderão ser movimentados usando o cartão da conta ou pelo internet banking e app da Caixa.