Restituição do IRPF 2021 não foi aprovada? Há solução para o seu problema

Os contribuintes que declaram o Imposto de Renda podem ter direito a receber restituição de parte do valor pago. Neste caso, para poder receber os valores, a declaração deve estar regularizada. Entenda como solucionar o problema se a restituição do IRPF 2021 não foi aprovada.

Restituição do IRPF 2021 não foi aprovada? Há solução para o seu problema
Restituição do IRPF 2021 não foi aprovada? Há solução para o seu problema (Imagem: Montagem/FDR)

A restituição o Imposto de Renda 2021 está prevista para os contribuintes que pagaram mais imposto do que deveriam no ano passado.

Como forma de definir quem tem direito aos valores, a Receita Federal faz uma análise dos dados informados pelo cidadão.

Se as informações não forem preenchidas corretamente, o contribuinte deverá realizar os ajustes. Pela internet, a pessoa consegue saber a situação da restituição e se há necessidade de corrigir as informações enviadas à Receita.

Consulta da restituição e situação da declaração

A consulta da situação da restituição pode ser realizada no site da Receita Federal, no campo “Meu Imposto de Renda”. O contribuinte deverá clicar na opção “Consultar Restituição”. A consulta ainda pode ser efetuada no aplicativo Meu Imposto de Renda.

Por meio do site da Receita Federal, será possível contar com orientações e canais de prestação de serviço.

O contribuinte poderá fazer uma consulta simplificada ou a consulta completa da situação da declaração — por meio do extrato de processamento, acessado no Portal e-CAC.

Restituição do IRPF 2021 não foi aprovada: como resolver o problema?

Caso a pessoa identifique alguma pendência na declaração, será preciso corrigi-la. Para isso, o cidadão deverá enviar uma declaração retificadora. Com o envio da declaração com os dados corretos, basta aguardar os próximos lotes.

Vale destacar que a restituição somente será paga quando tudo estiver regularizado.

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição do IR acontece diretamente na conta bancária informada na declaração. Se, por algum motivo, o crédito não for efetuado — caso, por exemplo, a conta informada tenha sido desativada —, as quantias estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, a pessoa poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se o resgate do valor da restituição não ocorrer no prazo de um ano, será necessário efetuar o requerimento pelo Portal e-CAC. Assim o contribuinte deverá acessar menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.