Como recorrer à restituição do IRPF negada? Seus direitos são revelados

Aqueles contribuintes que fizeram sua declaração do Imposto de Renda podem receber a restituição de uma parte do valor pago. Assim, para ter direito de receber os valores, a declaração deve estar regularizada. Saiba como solucionar o problema se a restituição do IRPF 2021 não foi aprovada.

Como recorrer à restituição do IRPF negada? Seus direitos são revelados
Como recorrer à restituição do IRPF negada? Seus direitos são revelados (Foto: FDR)

Essa restituição o Imposto de Renda 2021 está prevista para os contribuintes que pagaram mais imposto do que deveriam no ano passado.

De forma a definir aqueles que possuem direito aos valores, a Receita Federal realiza uma análise dos dados informados pelo cidadão. 

Com relação às informações que não foram preenchidas corretamente, o contribuinte deverá fazer os ajustes. 

Por meio da internet, a pessoa consegue saber a situação da restituição e se há necessidade de corrigir as informações enviadas à Receita.

Como consultar a situação da declaração?

A consulta ode ser realizada no site da Receita Federal, no campo “Meu Imposto de Renda”. O contribuinte deverá clicar na opção “Consultar Restituição”. Além disso, pode realizar a consulta  no aplicativo Meu Imposto de Renda.

Por meio do site da Receita Federal, será possível contar com orientações e canais de prestação de serviço.

Como resolver se sua restituição não foi aprovada?

Se o contribuinte  identificar alguma pendência na declaração, é necessário corrigir. Para isso, o cidadão deverá enviar uma declaração retificadora. Com o envio da declaração com os dados corretos, basta aguardar os próximos lotes.

A restituição somente será paga quando tudo estiver regularizado pelo contribuinte.

Restituição do IRPF

A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber após fazer a sua declaração do Imposto de Renda.

Para saber se terá direito ao valor, ao enviar o documento o sistema da Receita envia o alerta de que “há valor a ser restituído”. A partir daí, o contribuinte já sabe que será incluso em um dos lotes. 

Calendário da restituição

Serão cinco lotes de restituição do IRPF que serão pagos mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:

YouTube video player
Sair da versão mobile