13° salário do INSS cai hoje (24) na conta dos aposentados com NIS final 1

Nesta quinta-feira (24), começará o pagamento de mais uma parcela do 13° salário do INSS. Com isso, os aposentados e pensionistas que tem o Número de Identificação Social terminado em 1 poderão sacar o valor.

13° salário do INSS cai hoje (24) na conta dos aposentados com NIS final 1
13° salário do INSS cai hoje (24) na conta dos aposentados com NIS final 1 (Imagem: montagem/FDR)

Essa é a segunda parcela da antecipação do 13° salário do INSS. Sendo assim, essa vem com os descontos do Imposto de Renda, caso ocorra. O pagamento ocorre de forma escalonada, conforme o final do NIS.

O Instituto Nacional do Seguro Social possui dois calendários de pagamentos. O primeiro é destinado aos aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo. Esse calendário tem a duração de dez dias, pois paga um beneficiário por dia.

Dessa maneira, inicia no fim do mês e segue nos primeiros dias do mês seguinte. O segundo calendário ocorre em paralelo com o outro, porém dura apenas cinco dias. A diferença é que esse corresponde aos aposentados e pensionistas do INSS que recebem um valor maior que o piso nacional.

O pagamento do 13° salário do INSS para esse último grupo também ocorre de forma escalonada, porém sendo dois NIS por dia. O seu pagamento começa no início do mês e finaliza ainda nos primeiros cinco dias úteis.

Calendário da 2ª parcela do 13° salário do INSS

Benefícios com valor de até um salário mínimo
Final 2ª parcela do 13º
1 24 de junho
2 25 de junho
3 28 de junho
4 29 de junho
5 30 de junho
6 01 de julho
7 02 de julho
8 05 de julho
9 06 de julho
0 07 de julho

Benefícios com valor acima de um salário mínimo
Final 2ª parcela do 13º
1 e 6 01 de julho
2 e 7 02 de julho
3 e 8 05 de julho
4 e 9 06 de julho
5 e 0 07 de julho

Antecipação do 13° salário do INSS

Essa medida é uma das adotadas pelo Governo Federal para minimizar os impactos gerados pela pandemia. Dessa maneira, foi adotada no ano passado e volta a ser realizada neste ano, por causa da 2ª onda da doença. A iniciativa não interfere o Orçamento Geral da União 2021.

Isso porque, o pagamento já é previsto no Orçamento. O que ocorre é uma antecipação para o primeiro semestre. O 13º é pago, geralmente, no segundo semestre, nos meses de agosto e novembro. A antecipação serve para ajudar os segurados a enfrentarem as despesas extras geradas pela Covid-19.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.