Receita paga 2ª parcela da restituição do Imposto de Renda dia 30

A Receita Federal vai começar a pagar o segundo lote de restituição do Imposto de Renda para os declarantes que possuem direito. Saiba aqui quem pode receber, e como funciona este pagamento.

Receita paga 2ª parcela da restituição do Imposto de Renda dia 30
Receita paga 2ª parcela da restituição do Imposto de Renda dia 30 (Foto: Reprodução/ Direção concurso)

Como funciona a restituição do IRPF?

A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber após fazer a sua declaração do Imposto de Renda.

Para saber se terá direito ao valor, ao enviar o documento o sistema da Receita envia o alerta de que “há valor a ser restituído”. A partir daí, o contribuinte já sabe que será incluso em um dos lotes. 

Serão cinco lotes de restituição do IRPF que serão pagos mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:

  • 1.º lote: 31 de maio de 2021
  • 2.º lote: em 30 de junho de 2021
  • 3.º lote: em 30 de julho de 2021
  • 4.º lote: em 31 de agosto de 2021
  • 5.º lote: em 30 de setembro de 2021

Onde vou receber a restituição do Imposto de Renda?

O dinheiro será depositada na conta que o beneficiário indicou para a Receita na declaração. Sendo assim, o banco pode ser escolhido pelo contribuinte. Também são aceitos bancos digitais. 

Lote de pagamento

Não há como saber qual lote você será restituído, mas vale lembrar que quanto mais cedo entregar a sua declaração o contribuinte vai receber mais cedo a sua restituição.

O primeiro lote leva em consideração os grupos prioritários como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.

Após isso, a ordem de entrega da declaração entra como critério para receber a restituição. Por isso, é importante fazer a sua declaração o quanto antes, assim sua restituição será paga o mais rápido.

Consulta da restituição

A consulta só pode ser feita uma semana antes do início do pagamento , no site da Receita.

Logo, para o segundo lote em que o pagamento acontece no dia 30 de junho, o portal disponibilizou a consulta desde o dia 23. Basta acessar o site da Receita Federal e inserir os seus dados pessoais: CPF e data de nascimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!