Como o comércio de Pernambuco funciona neste feriado de São João?

Uma das comemorações mais importantes para o povo pernambucano, o São João, será vivenciado de forma diferente por causa da pandemia. Com isso, o comércio poderá funcionar nesta quinta-feira (24), porém com horários especiais.

Como o comércio de Pernambuco funciona neste feriado de São João?
Como o comércio de Pernambuco funciona neste feriado de São João? (Imagem: Felipe Ribeiro / JC Imagem)

O dia de São João é festejado nesta quinta-feira (24). Com isso, o Estado de Pernambuco, em tempos normais, tem o dia todo voltado para as festividades do santo.

Porém, neste ano, por causa da Covid-19, alguns costumem precisaram ser adaptadas e proibidos a fim de evitar aglomerações e a disseminação da doença.

Na última segunda-feira (21), o Governo do Estado de Pernambuco publicou o decreto que autoriza a retomada de eventos corporativos, como palestras e reuniões. Mesmo assim, as festas de São João, com shows e quadrilha, continuam proibidos.

Algumas atividades poderão funcionar nesta quinta, porém com horários especiais. O governo informou que não haverá ponto facultativo, pois esse foi dado em Corpus Christi. Dessa maneira, haverá expediente normal.

Porém, a Prefeitura de Recife decidiu adotar o ponto facultativo desde ontem às 12h. O dia 24 é feriado na capital pernambucana e, por esse motivo, o prefeito João Campos (PSB), decidiu continuar com a tradição.

O comércio de rua no Estado poderá funcionar das  9h às 19h. Os Shoppings também poderão ficar abertos, porém, com horário reduzido. A maioria poderá funcionar das 12h às 21h.

Veja abaixo os horários de funcionamento dos Shoppings da região metropolitana do Recife:

Todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permanecerão fechadas nesta quinta. Porém, as operações de tráfego irão funcionar normalmente.

Outro órgão que não irá funcionar no feriado de São João é o Ministério Público do Trabalho, só retornando na sexta-feira (25).

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile