Porque o governo fala sobre melhora da economia, mas desemprego não diminui?

Possíveis estatísticas de recuperação econômica não garantem segurança no mercado de trabalho. Nas últimas semanas, o governo federal vem anunciando que o país passou a se recuperar dos efeitos financeiros do novo coronavírus. Mesmo com o PIB crescendo em 1,2%, o desemprego ainda se mantém em alta.

Porque o governo fala sobre melhora da economia, mas desemprego não diminui? (Imagem: Reprodução/Jornal Extra)
Porque o governo fala sobre melhora da economia, mas desemprego não diminui? (Imagem: Reprodução/Jornal Extra)

Há mais de um ano a economia nacional vem sendo afetada pela pandemia da covid-19. O principal efeito foi sentido no mercado de trabalho, com o crescimento do desemprego, devido ao fechamento e redução orçamentaria nas empresas.

Mesmo com o PIB mostrando pequenas evoluções, a população ainda enfrenta dificuldade para retomar seus postos de trabalho. De acordo com os levantamentos realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego teve um crescimento de 13,9% em dezembro de 2020 para 14,7% em março deste ano.

Porque a retomada ao mercado permanece instável?

Segundo analistas econômicos, há uma série de fatores que dificultam a retomada da empregabilidade nacional. Mesmo com o PIB em evolução, as empresas ainda trabalham para fechar os rombos em seus orçamentos.

Além disso, com a falência de diversas marcas, neste momento a competitividade por uma única vaga se tornou ainda maior. O setor mais afetado permanece sendo o de serviços, vinculados a sete atividades:

  • comércio;
  • transportes;
  • serviços de informação;
  • intermediação financeira (bancos);
  • serviços imobiliários;
  • outros serviços;
  • administração pública.

Para estes segmentos, a empregabilidade nacional é de 68%.

Há ainda outros espaços como a agropecuária e o da mineração, que cada vez mais contratam uma mão de obra reduzida. No que diz respeito a recuperação, os melhores números são para o de comércio eletrônico, químicos, farmacêuticos e siderurgia.

Segundo José Pastore, presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio SP (Federação do Comércio de SP) e professor titular da FEA/USP, a previsão é de que a instabilidade ainda perdure até o fim do ano.

Para quem vem tentando se recolocar em sua área de atuação, a principal sugestão é o investimento no capital humano, tendo em vista a ampliação das ferramentas digitais mediante o cenário de home office exigido na pandemia.

Caso queira acompanhar as vagas disponíveis no mercado e também ficar por dentro de cursos e demais capacitações que turbinem seu currículo, acesse nossa página exclusiva de carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.