Campinas (SP) anuncia toque de recolher e fechamento parcial do comércio

Em Campinas, passou a valer nesta semana, a ampliação do toque de recolher determinado pela Prefeitura na tentativa de conter o avanço da Covid na cidade. Com esta ampliação, os serviços, comércios e atividades econômicas podem funcionar com atendimento presencial até às 19h, podendo retomar a partir de 5h do dia seguinte.

Campinas (SP) anuncia toque de recolher e fechamento parcial do comércio
Campinas (SP) anuncia toque de recolher e fechamento parcial do comércio (Imagem Agência Brasil)

O decreto foi publicado no último sábado, 19, e ficará válido até o fim desde mês. A decisão foi tomada em meio a ocupação quase total da rede de saúde para internações. 

Na sexta, 18, a ocupação dos leitos de UTI Covid-19 no SUS Municipal era 98,15%, porém os três leitos disponíveis eram somente para mulheres grávidas.

O que pode funcionar a partir do novo decreto até às 19h

Fiscalização 

A prefeitura de Campinas ordenou que a fiscalização fosse intensificada como forma de coibir e acabar com aglomerações.

Logo na primeira noite da operação Aglomeração Zero, a Guarda Municipal de Campinas fechou 20 estabelecimentos, lacrou outros dois e dispersou 1.268 pessoas.

De acordo com o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Cristiano Biggi, foi realizado um reforço do efetivo nos pontos mapeados e que concentram o maior número de ocorrências.

“Fica muito claro que aglomeração tem sido nosso foco. Temos observado, sobretudo na última semana, um aumento muito grande de aglomerações em vias públicas, próximo a bares, restaurantes, postos de combustíveis. Infelizmente ainda nos deparamos com algumas cenas, de boates, bares, com grande concentração de jovens, sem qualquer distanciamento”, disse Biggi.

Bebidas Alcoólicas 

Também está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos e nas dependências de postos de combustíveis, entre às 19h e 5h. Quem descumprir a regra será multado em R$1.515,44 (400 UFICs). 

Já para os postos de combustíveis, o estabelecimento flagrado com pessoas consumindo bebidas em suas dependências no período do toque de recolher é multado em R$ 3.030,88 (800 UFICs).

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile