Última parcela do IPVA 2021 do Paraná vence nesta segunda-feira (21)

Nesta segunda-feira (21), começa o pagamento da 5ª e última parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. A ordem de vencimento do IPVA 2021 do Paraná segue até esta sexta-feira (25), conforme o número final da placa do veículo.

Última parcela do IPVA 2021 do Paraná vence nesta segunda-feira (21)
Última parcela do IPVA 2021 do Paraná vence nesta segunda-feira (21) (Imagem: Divulgação/FDR)

Os proprietários de veículos com as placas finalizadas em 1 e 2 devem quitar a última parcela do IPVA 2021 até esta segunda-feira (21). O vencimento dos veículos com os dígitos acontece ao longo desta semana, de acordo com o calendário de vencimento (veja o calendário abaixo).

Em março, os proprietários de veículos no Paraná ganharam uma folga na quitação do imposto. Por conta do agravamento da pandemia de covid-19, a Secretaria da Fazenda postergou em um mês o vencimento das parcelas.

Com isso, as três parcelas restantes tiveram os prazos em um mês: a 3ª parcela, que deveria quitada em março, teve o prazo prorrogado para a abril, e assim sucessivamente até a 5ª e última parcela, em junho.

Na maioria dos estados, a última parcela do IPVA venceu em março. Apesar disso, o governo do Paraná permitiu o parcelamento e ainda estendeu o prazo.

Como pagar o IPVA 2021 do Paraná

Os contribuintes do Paraná não recebem mais boleto para realizar o pagamento, nem qualquer outro tipo de correspondência. Para emitir a guia, o contribuinte pode acessar o site da Secretaria da Fazenda.

O cidadão deve ter em mãos o número do Renavam, presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Apenas com o número do Renavam, também é possível pagar o imposto diretamente nos caixas ou canais de atendimentos destes bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.

Cabe destacar que o pagamento do IPVA é requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento de veículo pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Calendário de vencimento do IPVA do Paraná 2021

  • Placa final — 3ª parcela; 4ª parcela; 5ª parcela
  • Placa final 1 e 2 — 22 de abril; 18 de maio; 21 de junho
  • Placa final 3 e 4 — 23 de abril; 19 de maio; 22 de junho
  • Placa final 5 e 6 — 26 de abril; 20 de maio; 23 de junho
  • Placa final 7 e 8 — 27 de abril; 21 de maio; 24 de junho
  • Placa final 9 e 0 — 28 de abril; 24 de maio; 25 de junho

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.