Prefeitura do RJ antecipa calendário de vacina com imunização até agosto

Após analisar o boletim epidemiológico referente a casos de contágio, óbitos e ocupação de leitos relacionados à Covid-19, o prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes, decidiu antecipar o calendário de vacina contra a Covid-19. Agora, a expectativa é para que a capital carioca consiga imunizar todos os adultos com idade a partir de 18 anos, com a primeira dose, até o dia 31 de agosto deste ano. 

ProfissionaisPrefeitura do RJ antecipa calendário de vacina com imunização até agosto de educação em SP recebem 1ª dose da vacina nesta sexta (11)
Prefeitura do RJ antecipa calendário de vacina com imunização até agosto. (Imagem: Correio Brasiliense)

De acordo com o calendário de vacina anterior, a imunização deste público deveria ser concluída somente no dia 21 de outubro. Contudo, o cenário da capital Rio de Janeiro aparenta estar otimista quanto à possibilidade de progredir no combate à doença. 

Uma outra novidade foi anunciada pela Prefeitura do RJ na ocasião, se trata da decisão de ampliar o calendário de vacina da Covid-19 para adolescentes que compõem a faixa etária de 12 a 17 anos de idade. A princípio, estes jovens seriam vacinados somente entre o período de 1º a 15º de setembro. 

A decisão do prefeito Eduardo Paes junto à administração municipal em antecipar e ampliar o calendário de vacina para o público mencionado, se deve ao fato de que um novo lote com mais doses do imunizante está previsto para ser entregue na cidade entre julho e agosto.

O parecer foi dado em conjunto com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal, declarou desejar que o RJ seja a primeira cidade brasileira a anunciar o calendário de vacina para adolescentes até setembro.

“A nossa angústia é fazer com que esse processo se acelere para salvar vidas. E com esse imunizante chegando, vamos ter carnaval em 2022, com a possibilidade de voltar a receber bem os outros, de nos abraçar, comemorar e celebrar. Isso para nós, cariocas, é muito importante”, concluiu Eduardo Paes.

Calendário de vacina no RJ

O calendário de vacina contra a Covid-19 passou a contemplar os adultos com idade a partir de 18 anos, chegando à faixa etária dos 50 na última sexta-feira, 18.

De acordo com o balanço realizado considerando todo o período de imunização até a última semana, a capital carioca já conseguiu imunizar metade da população adulta do município com a primeira dose da vacina. 

Foram 2.659.145 cariocas que já passaram pela primeira etapa do esquema vacinal. A meta é atingir a margem de 90% de vacinação até o final do mês de agosto, o que resulta em 5.279.803 adultos vacinados.

Estes dados representam o motivo pelo qual o Rio de Janeiro é vista como uma das principais capitais brasileiras que conseguiu avançar o calendário de vacina da Covid-19. 

Sendo assim, as gestantes e puérperas devem se atentar e se preparar, pois aquelas que têm 18 anos ou mais podem receber a primeira dose do imunizante entre os dias 21 a 26 de junho.

No entanto, este grupo está autorizado a receber somente as doses da Coronavac e da Pfizer, tendo em vista as investigações sobre óbitos relacionados à AstraZeneca. Além do mais, também é preciso obter a autorização médica que deve ser apresentada no ato da vacinação. 

Os grupos mencionados podem procurar um dos 280 pontos de vacinação instalados por toda a capital. Estes funcionam de segunda-feira a sábado.

A lista completa com todos os locais, horários de funcionamento, documentos que devem ser apresentados, entre outras informações essenciais podem ser conferidas no site: coronavirus.rio/vacina. 

Até a última sexta-feira, 18, a Prefeitura do Rio de Janeiro aplicou a primeira dose da vacina em 50% da população carioca, ou seja, 2.659.145. Enquanto isso, um total de 973.935 já concluíram o esquema vacinal com as duas doses da vacina. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.