Vacinação em Porto Velho começou para maiores de 55 anos; agende sua dose

A vacinação contra a Covid-19 em adultos com 55 anos de idade ou mais está permitida desde a última quarta-feira, em Porto Velho (RO). Pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos que não possuam comorbidades, bem como os trabalhadores do transporte coletivo, podem ser imunizados. 

Vacinação em Porto Velho começou para maiores de 55 anos; agende sua dose
Vacinação em Porto Velho começou para maiores de 55 anos; agende sua dose. (Imagem: Prefeitura de Porto Velho)

A previsão da Prefeitura de Porto Velho é para que a vacinação deste grupo seja concluída no dia 18 de junho, esta sexta-feira. Cerca de seis mil doses da vacina AstraZeneca estão disponíveis para a primeira etapa da imunização dessas pessoas. 

O grupo mencionado deve se dirigir ao Campus I da Faculdade Uniron, situada no bairro Lagoinha, entre o período das 09h às 16h. Para isso, é preciso que antes realizem o cadastro no aplicativo SASI, o qual irá notificar o cidadão sobre o dia e hora da vacinação após concluir o cadastro. 

Os trabalhadores do transporte coletivo que transportam passageiros, bem como aqueles que atuam nas garagens também devem ser vacinados até hoje. Neste caso, é essencial que esses profissionais apresentem um documento capaz de comprovar o vínculo empregatício junto à uma empresa do respectivo setor. 

Até o presente momento, tanto a Prefeitura de Porto Velho quanto de Palmas, foram as únicas capitais brasileiras que não ampliaram a vacinação contra a Covid-19 para pessoas fora dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Portanto, os motoristas de aplicativos, taxistas e profissionais de áreas semelhantes ainda não serão imunizados. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Na oportunidade, a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, explicou que de agora em diante os calendários de vacinação terão um período reduzido visando agilizar e otimizar o atendimento. Para ela, a alteração no formato de atendimento facilitará o cumprimento do cronograma de imunização. 

Ela ainda ressaltou a necessidade do cadastro pelo aplicativo SASI. A plataforma permite que a administração municipal esteja apta a determinar quantas doses devem ser reservadas para a vacinação de cada grupo.

Agendamento de vacinação em Porto Velho

É importante informar que o Portal Imuniza, hospedado junto ao site da Prefeitura de Porto Velho, também disponibiliza o serviço de consulta de agendamento da vacinação.

Nele, o cidadão consegue verificar se já houve ou não o agendamento para receber a dose da vacina contra a Covid-19. Para isso, basta acessar o link: https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina.

Em seguida o cidadão deve clicar no botão “Consultar Agendamento” e então fornecer o número do CPF e data de nascimento, assim ele será redirecionado a uma página com os dados relacionados ao SASI.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.