INSS autoriza prova de vida online para acamados e idosos de 80 anos+

INSS anuncia mudanças na realização da prova de vida. Nas últimas semanas, os aposentados e pensionistas da previdência social federal voltaram a ser obrigados a fazerem a atualização anual de seus cadastros. No entanto, segundo o último informe concedido pelo órgão, o procedimento funcionará de forma digital para quem tem mais de 80 anos.

INSS autoriza prova de vida online para acamados e idosos de 80 anos+ (Imagem: Reprodução / Pixabay)
INSS autoriza prova de vida online para acamados e idosos de 80 anos+ (Imagem: Reprodução / Pixabay)

Com a pandemia do novo coronavírus, a realização da prova de vida do INSS foi gravemente interrompida. Isso porque, devido aos riscos de contaminação da doença, o procedimento passou em torno de 12 meses suspenso. Porém, recentemente voltou a ser realizado, ganhando uma ferramenta virtual.

Prova de vida digital para idosos e enfermos

Segundo os informes liberados pela administração do INSS, as pessoas com mais de 80 anos ou que estão acamadas não precisarão ir até uma agência bancária para fazer a prova de vida. O grupo teve acesso liberado a versão digital do serviço que deve ser feito por meio do Meu INSS.

A informação veio depois de viralizar a notícia de um aposentado acamado de 80 anos que compareceu em uma agência bancária de maca, no Piauí, para fazer o procedimento. Dias depois, conforme informado pela família, o aposentado faleceu.

O homem havia procurado o Banco do Brasil para realizar a prova. De acordo com o banco, não foi orientado que idoso comparecesse presencialmente para cumprir com a obrigação.

Digital

Para poder fazer a prova de vida digital, o órgão vem enviando SMS para os cidadãos de modo que autorize a realização do procedimento. É preciso estar vinculado não só ao Meu INSS como ao app do Gov.Br, tendo os dados devidamente atualizados.

Uma vez em que fez login em ambas as contas, o sujeito deve selecionar a opção ‘prova de vida’ e passar a seguir as orientações exibidas na tela para a fotografia e reconhecimento facial.

O dispositivo solicitará que o titular aponte a câmera de seu celular para seu rosto fazendo vários registros. Na sequência, ele deve ainda anexar a foto de um documento oficial com imagem e também informar o número de seu titulo de eleitor.

Feito isso, basta aguardar a análise e validação da atualização. Assim que concluída a plataforma irá emitir o comprovante de que a prova de vida foi efetivada.

Calendário da prova de vida

É importante ressaltar que devido aos atrasos motivados pela covid-19, o atual calendário leva em consideração não só a data de nascimento do segurado como o período em que seu cadastro ficou vencido.

Para aqueles em atraso anteriormente a março de 2020, o que significa, antes da pandemia, o INSS vem cancelando o pagamento dos abonos, uma vez em que não há justificativa para a falta de atualização.

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para o recadastramento
Março e abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA