Detran-BA passa a aceitar PIX no pagamento de impostos e tributos

Na última quarta-feira (16), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) anunciou que, em breve, as taxas de serviços oferecidos pelo órgão poderão ser pagas por meio do sistema Pix. O Detran-BA prevê que a novidade esteja disponível a partir de agosto.

Detran-BA passa a aceitar PIX no pagamento de impostos e tributos
Detran-BA passa a aceitar PIX no pagamento de impostos e tributos (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Com esta novidade os as taxas de serviços do Detran-BA poderão ser quitadas de forma rápida e segura, via Pix. Este é um sistema de pagamento instantâneo, lançado pelo Banco Central no ano passado.

Esta modalidade permite a quitação da rede bancária, com funcionamento a qualquer hora, durante todos os dias da semana. Assim, o Pix possui mais praticidade para realizar transações financeiras em relação às modalidades tradicionais existentes no mercado financeiro.

O anúncio do Detran-BA foi feito em Brasília, no 69º Encontro Nacional dos Detrans. O evento teve o tema “Tecnologias, Soluções e Melhorias para o Trânsito”.

A digitalização de serviços foi tema de um dos painéis do encontro dos departamentos de trânsito. O evento contou com a participação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e de empresas de tecnologia.

A aplicabilidade da recente alteração nas regras para condutores e proprietários de veículos também estiveram em debate. As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram feitas em abril deste ano.

Mais de um ano depois de reuniões apenas virtuais, devido às medidas restritivas contra a covid-19, o Detran-BA retomou os encontros presenciais em Brasília, para debater os impactos da crise sanitária nos serviços de habilitação e veículos e na segurança viária.

O órgão estadual participou nos dias 16 e 17. Na quinta-feira (17), o evento contou com painéis sobre inovações na gestão pública.

Funcionamento do pagamento via Pix no Detran-BA

De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, o sistema já está na fase final de implantação. O sistema gerará o documento com QR Code, para que o contribuinte possa pagar débitos do órgão fazendo um Pixexceto para licenciamento e multas.

O procedimento acontecerá por meio do SAC Digital. O diretor-geral prevê que essa comodidade esteja disponível ao cidadão a partir de agosto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.