Adultos com mais de 18 anos podem fazer cadastro na xepa da vacina em SP

Adultos com 18 anos de idade ou mais são incluídos no cadastro da xepa da vacina pela Prefeitura de São Paulo (SP). Desde a última sexta-feira, 18, essas pessoas podem manifestar o interesse em receber as doses remanescentes das vacinas aplicadas contra a Covid-19 na capital paulista. 

Adultos com mais de 18 anos podem fazer cadastro na xepa da vacina em SP
Adultos com mais de 18 anos podem fazer cadastro na xepa da vacina em SP. (Imagem: Walterson Rosa/MS)

Até então as doses que sobravam poderiam ser aplicadas somente em pessoas que faziam parte dos grupos prioritários. No entanto, a decisão foi tomada em virtude da autorização do Ministério da Saúde em imunizar toda a população adulta do Brasil de acordo com a disponibilidade de doses de cada localidade. 

É importante explicar que na xepa da vacina não basta chegar ao local indicado e informar o desejo de se vacinar. É preciso que o cidadão esteja devidamente inscrito no portal Vacina Já, mediante o anexo de uma cópia digital do documento de identificação pessoal com foto e comprovante de residência. 

Caso sobre alguma dose do imunizante no fim do dia, próximo ao horário de encerramento da unidade de saúde, o cidadão é convocado a comparecer ao ponto de vacinação mais próximo para ser vacinado.

A xepa da vacina foi adotada com o objetivo de evitar o desperdício de vacinas, tendo em vista os critérios de armazenamento e validade que são estritamente limitados. 

Calendário de vacinação em São Paulo

No último sábado, 19, a capital paulista deu início à vacinação de adultos na faixa etária de 50 a 51 anos de idade. O calendário de vacinação previsto para os próximos dias e o seguinte:

  • 23/6 a 29/6: pessoas com 43 a 49 anos;
  • 30/6 a 14/7: pessoas com 40 a 42 anos;
  • 15/7 a 29/7: pessoas com 35 a 39 anos;
  • 30/7 a 15/8: pessoas com 30 a 34 anos;
  • 16/8 a 31/8: pessoas com 25 a 29 anos;
  • 1/9 a 15/9: pessoas com 18 a 24 anos.

Para se ter uma noção do andamento do cronograma de imunização e da possibilidade de ser convocado pela xepa da vacina, a Prefeitura de SP criou o aplicativo De Olho na Fila, onde os cidadãos paulistas conseguem acompanhar o andamento das filas de espera em cada ponto de vacinação. 

De acordo com a última apuração feita pelo Governo do Estado de São Paulo, a capital paulista já aplicou 5,94 milhões de doses do imunizante, sendo que deste total, 1,64 milhões se referem à segunda dose da vacina.

Ao todo, a cidade de São Paulo tem 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, para atender a campanha de vacinação contra a Covid-19, consequentemente, a xepa da vacina no final do expediente. 

A capital paulista também preparou postos volantes e drive-thru, embora 15 mega postos estejam temporariamente suspensos. Quem desejar, pode conferir a lista completa dos pontos de vacinação pelo site da Prefeitura de SP.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de SP explica que nem sempre sobram doses da vacina da Covid-19 para serem disponibilizadas na xepa da vacina. Além do que, as ações são executadas em respeito às diretrizes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). 

Isso quer dizer que, se houver algum frasco aberto durante o fim do expediente, é preciso convocar integrantes de grupos elegíveis à imunização para aproveitar integralmente o componente de cada frasco.

Para isso, as UBSs devem manter os cadastros atualizados, com o respectivo telefone de contato dos paulistas registrados. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.