Concurso do INSS promete 7,5 mil vagas de emprego; saiba detalhes

O Instituto Nacional do Seguro Social fez o pedido ao Ministério da Economia pra a realização do concurso do INSS com a oferta de 7.575 vagas. As oportunidades incluem cargos de Técnico e Analista do Seguro Social.

Concurso do INSS promete 7,5 mil vagas de emprego; saiba detalhes
Concurso do INSS promete 7,5 mil vagas de emprego; saiba detalhes (Imagem: Reprodução Direção Concursos)

O concurso do INSS é sem dúvidas um dos certames mais esperados pelos concurseiros de plantão e uma excelente oportunidade para conseguir o cargo público. Além disso, a estimativa é que apresente diversas vagas para diferentes níveis de ensino.

O novo pedido de autorização para a realização do concurso do INSS foi enviado ao Ministério da Economia no dia 18 de junho deste ano. De acordo com o Instituto, o certame deve apresentar 7.575 vagas para os cargos de analista e técnico do INSS.

O novo pedido substitui a outra proposta com 10 mil vagas enviada ao Ministério Público. Segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim, o pedido para o concurso do INSS 2022 deve ser aprovado pela pasta e o certame deve preencher parte das vagas disponíveis.

Cargos do Concurso do INSS 2022

Cargo Remuneração Requisito Atribuições
Técnico do INSS R$ 5.344,87 Diploma de nível médio completo – Realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica;

– Coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres;

– Exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.

Analista do INSS R$ 7.954,09 Diploma de nível superior na área – Prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS nas Agências da Previdência Social – APS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas;

– Elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional;

– Supervisionar e homologar os programas profissionais realizados por terceiros ou instituições conveniadas;

– Realizar avaliação social para fins de concessão de direitos previdenciários e benefícios assistenciais;

– Promover estudos sociais e socioeconômicos, pesquisa e levantamento de informações visando à emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários e benefícios assistenciais, bem como à decisão médico pericial;

– Exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.