Concurso do INSS: Ministério da Economia aprova edital que deve sair em 2022

O pedido para um novo Concurso do INSS foi encaminhado ontem, segunda-feira (7) ao Ministério da Economia. A quantidade exata de vagas não foi confirmada ainda, porém, existem cargos para serem ocupados das aposentadorias futuras e dos militares que foram contratados temporariamente.

Concurso do INSS: Ministério da Economia aprova edital que deve sair em 2022
Concurso do INSS: Ministério da Economia aprova edital que deve sair em 2022 (Imagem: Reprodução Direção Concursos)

Concurso do INSS

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 2022 já começou a dar os primeiros passos para sua concretização.

Ontem, 7, Leonardo Rolim, presidente do Ministério da Economia, informou que recebeu o pedido do concurso e que está muito confiante com sua autorização.

“De fato, nós precisamos contratar mais servidores. Ano passado, nós contratamos cerca de 3 mil temporários, que vão até o final desse ano, e vamos precisar sim fazer concurso para substituir esses funcionários e substituir também servidores que estão se aposentando.

Informações sobre à quantidade de servidores que serão contratados, cargos e se as contratações serão as adiadas não foram informadas pelo presidente da casa, todavia, ele relatou:

“Tem todo um processo legal com base em prazos. A análise começa a partir de hoje. O levantamento tem um planejamento de longo prazo. Para longo prazo, o volume é bem maior. Pra curto prazo, a nossa necessidade maior é em relação a esses três mil temporários, que vão terminar o contrato no final do ano e aos aposentados dos últimos anos.

A última solicitação que o órgão fez ao ministério previa um edital com mais de 10 mil vagas abertas, distribuídas nos cargos de: perito médico INSS, Analista do INSS e Técnico do INSS, para candidatos do nível médio, técnico e superior.

Último concurso INSS

O último concurso do INSS aconteceu em 2015. Nele foram abertas 800 vagas para o cargo Técnico do Seguro Social e 150 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social, totalizando 950 vagas abertas.

A seleção dos candidatos foi dividas em duas avaliação: conhecimentos básicos e conhecimentos específicos, cada uma composta por 70 questões de múltipla escolha.

Os assuntos abordados nas avaliações foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Legislação Previdenciária;
  • Serviço Social;
  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Seguridade Social.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!