O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) retomou a aplicação de provas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desde o dia 2 de junho, as provas voltaram a ser aplicadas. O exame acontece no prédio do Detran do Amapá, na zona norte de Macapá.
Devido à pandemia de covid-19, as bancas de avaliação estavam suspensas desde outubro do ano passado. Com a retomada, as primeiras provas aplicadas foram para a Categoria B. Esta avaliação vale para os carros de passeio.
No dia 8 de junho, houve a volta das provas para os condutores de moto, da Categoria A. A partir desta segunda-feira (14), os motoristas de carros com passageiros como micro-ônibus e condutores de carretas passaram a poder efetuar as provas.
Para evitar a propagação do coronavírus, o Detran-AP tem adotado um rigoroso protocolo de medidas preventivas. Na realização da prova teórica, as cadeiras dos candidatos ficam a 1 metro e meio de distância.
Já as provas práticas contam com apenas dois candidatos por carro. Dessa forma, a medida visa garantir a segurança dos alunos e dos instrutores que aplicam as provas.
De acordo com o coordenador de provas do Detran-AP, Antonio Ferreira, a intenção do órgão é de auxiliar os candidatos interessados em tirar a CNH.
Para isso, ele destaca que o Detran tem tomado todos os cuidados para evitar a contaminação — tanto dos candidatos quanto dos funcionários e instrutores das autoescolas. Ferreira argumenta que este é o motivo para a rigidez no processo de aplicação das provas.
Segundo o boletim oficial de casos de coronavírus, divulgado nesta terça-feira (15), o estado já registra 114 mil casos confirmados da doença. Com relação aos recuperados, o número é de 91,9 mil pessoas. O número de óbitos é de 1,7 mil pessoas.
Provas teóricas do Detran do Amapá
As provas teóricas seguem sendo realizadas desde o dia 28 de abril. Da mesma forma, o Detran-AP tem seguido as normas de segurança contra a covid-19. As marcações devem ser realizadas por meio da autoescola onde o candidato está matriculado, de acordo com o G1.