- 11,26% da população brasileira já recebeu as duas doses da vacina da Covid-19;
- - Capitais brasileiras ampliam calendário de vacinação de acordo com a disponibilidade de doses;
- - Adultos na faixa etária dos 50 anos e profissionais da educação são os principais grupos imunizados no momento.
A vacinação da Covid-19 já alcançou 23,8 milhões de brasileiros com as duas doses do imunizante, o que equivale a 11,26% da população de todo o país. Somente nas últimas 24 horas foram 1.173.106 primeiras doses aplicadas.
Somente nesta primeira fase da campanha de vacinação da Covid-19, um total de 56.913.618 brasileiros foram imunizados, ou seja, 26,88% da população nacional. A segunda dose responsável por reforçar e concluir o esquema vacinal foi aplicada em 100.097 brasileiros entre os dias 14 e 15 de junho.
Estes são apenas alguns dados relacionados à imunização contra o novo coronavírus no Brasil. Neste sentido, algumas localidades merecem destaque devido à mobilização para agilizar o esquema vacinal, como é o caso de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis. Veja mais detalhes a seguir:
São Paulo
Nesta quarta-feira, 16, a capital paulista deu início à vacinação da Covid-19 em pessoas na faixa etária de 56 a 57 anos de idade. A previsão feita pela Prefeitura de São Paulo é para que 275 mil pessoas desse público sejam imunizadas.
Nos últimos dias, o Governo do Estado de São Paulo decidiu ampliar a vacinação para adultos com idade entre 50 a 59 anos entre o período de 16 a 22 de junho.
Por esta razão, a administração municipal da capital paulista optou por fazer o escalonamento e atender cada idade gradativamente, no intuito de evitar aglomerações e falta de doses da vacina.
No total, 1,5 milhão de pessoas devem ser vacinadas de uma só vez em São Paulo. Veja a seguir o calendário de vacinação da Covid-19 para os próximos dias:
- 16, quarta-feira: 56 e 57 anos;
- 17, quinta-feira,: 54 e 55 anos;
- 18, sexta-feira: 52 e 53 anos;
- 19, sábado: 50 e 51 anos;
- 21 e 22, segunda e terça-feira: repescagem de toda a faixa etária anterior.
É importante ressaltar que ao comparecer ao posto de vacinação da Covid-19, o cidadão deve estar em posse de um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. Mas antes disso, recomenda-se fazer o pré-cadastro no portal Vacina Já para reduzir o tempo de espera do procedimento.
Visando otimizar ainda mais o serviço, foi lançado o aplicativo De Olho na Fila, responsável por apresentar a situação em cada posto de vacinação de São Paulo. A ferramenta já está disponível e é atualizada a cada duas horas.
Rio de Janeiro
Desde a última segunda-feira, 14, todos os adultos com 53 anos de idade puderam ser vacinados na capital carioca. A vacinação da Covid-19 no Rio de Janeiro visa atender todos as pessoas com 50 anos ou mais até a próxima sexta-feira, pelo menos com a primeira dose da vacina.
Esta quarta-feira, 16, será destinada exclusivamente à imunização dos profissionais da educação. Na última semana a mesma data foi reservada para a categoria, porém, desta vez serão atendidos aqueles que atuam no ensino superior e cursos profissionalizantes.
Nos últimos dias, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se mostrou bastante otimista quanto ao progresso da vacinação da Covid-19 na capital. Ele ainda declarou a possibilidade de antecipar o calendário em até um mês para a população carioca com 18 anos ou mais, com o objetivo que todos desse grupo sejam vacinados até setembro.
Um calendário inicial foi divulgado no mês de maio, voltado a toda a população com idade a partir dos 18 anos. O cronograma previa a conclusão do esquema vacinal referente à primeira dose até o dia 23 de outubro.
Contudo, nas duas últimas semanas a Prefeitura do Rio de Janeiro conseguiu antecipar o calendário de vacinação da Covid-19 para pessoas acima de 50 anos até 19 de junho, próximo sábado.
De toda forma, a antecipação do cronograma de vacinação depende, sobretudo, da chegada de uma nova remessa de doses da vacina contra a Covid-19.
A estrutura montada para a campanha de vacinação da Covid-19 no Rio de Janeiro tem capacidade de aplicar cerca de 73 mil doses do imunizante diariamente, apesar de atualmente aplicar somente metade deste número.
É importante informar que o município separou a vacinação em duas etapas, de modo que as mulheres serão vacinadas na parte da manhã e os homens à tarde. Observe o calendário de imunização da capital carioca nesta semana:
- 14, segunda-feira: 53 anos;
- 15, terça-feira: 52 anos;
- 16, quarta-feira: profissionais da educação que atuam no ensino superior e cursos profissionalizantes;
- 17, quinta-feira: 51 anos;
- 18, sexta-feira: 50 anos;
- 19 sábado: repescagem para todas as faixas etárias anteriores.
Recife
Conforme disposto no portal Minha Vacina, a capital pernambucana através do Programa Recife Vacina, está atingindo os munícipes com 43 anos de idade ou mais. A Prefeitura de Recife também ampliou a vacinação da Covid-19 para os trabalhadores da indústria com 40 anos ou mais.
Atualmente, o município já aplicou 776 mil doses da vacina, o que quer dizer que mais de meio milhão de recifenses receberam, pelo menos, uma das duas doses do imunizante. Para ser vacinado o cidadão deve fazer um agendamento pelo site: conectarecife.pe.gov.br ou pelo aplicativo Conecta Recife.
No ato do agendamento é preciso anexar uma cópia do documento oficial de identidade com foto, bem como um comprovante de residência. A mesma documentação deve ser apresentada no data marcada. Veja a seguir a lista de cidadãos incluídos na vacinação da Covid-19 em Recife até agora:
- Pessoas com idades a partir de 43 anos;
- Trabalhadores de unidades da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA);
- Trabalhadores de ensino técnico e superior;
- Trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiro;
- Trabalhadores do sistema metroviário;
- Trabalhadores do sistema ferroviário;
- Trabalhadores do sistema aquaviário;
- Trabalhadores da indústria a partir de 40 anos;
- Trabalhadores da saúde que atuam em UTIs (adulto, pediatria, neonatalogia, coronária e oncologia), setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar), segmentos hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico), Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, centro de parto normal, diagnóstico e farmácia) e setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem;
- Trabalhadores de policlínicas municipais;
- Funcionários das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental;
- Funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados;
- Trabalhadores de saúde lotados em hospitais do município;
- Cirurgiões-dentistas;
- Estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 (UTI e enfermaria Covid) e nos serviços de urgência e emergência.
Florianópolis
A capital de Santa Catarina, Florianópolis, dá continuidade à vacinação da Covid-19 em adultos com 52 anos de idade ou mais. Os próximos grupos poderão ser imunizados assim que o município receber um novo lote com doses da vacina contra a doença.
Enquanto isso, os profissionais da saúde e da educação, bem como os respectivos servidores de ambas as áreas, e os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros, empregados do transporte aquaviário, servidores que atuam na limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos também podem se vacinar.
É importante se lembrar que no dia da vacinação da Covid-19 é preciso apresentar um documento de identidade oficial com foto junto a um comprovante de residência.
A Prefeitura de Florianópolis também alerta quanto à necessidade de atualizar os dados cadastrais no Sistema Único de Saúde (SUS) pela central Alô Saúde através do número 0800 333 3233.