Bolsonaro cria financiamento imobiliário ‘especial’ da CAIXA para policiais e bombeiros

Governo Bolsonaro anuncia linha de financiamento exclusiva para policiais e bombeiros. Nessa semana, fontes internas do governo revelaram que o chefe de estado e a equipe do ministério da economia vem trabalhando para criar um crédito imobiliário 100% fornecido pela Caixa Econômica Federal. Entenda os detalhes.

Bolsonaro cria financiamento imobiliário 'especial' da CAIXA para policiais e bombeiros (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Bolsonaro cria financiamento imobiliário ‘especial’ da CAIXA para policiais e bombeiros (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mesmo com o Casa Verde e Amarela já em funcionamento, o presidente Jair Bolsonaro desejar criar um novo benefício imobiliário destinado exclusivamente aos servidores da segurança pública. A proposta vem sendo debatida em Brasília e já conta com o apoio da Caixa e do Ministério da Justiça.

Detalhes do financiamento

Segundo o apurado pelo Estadão, o governo deseja utilizar recursos já administrados pelos ministérios como uma espécie de garantia para a Caixa na hora de conceder o financiamento.

Isso implica dizer que os policiais e demais agentes terão novas taxas de juros e modalidades de créditos mais benéficas em comparação com o atual projeto habitacional.

No que diz respeito a Caixa, ficará como titular financeira do programa, podendo criar linhas de financiamento de 100% do valor do imóvel. No entanto, é válido ressaltar que segundo as exigências do Banco Central (BC), o limite das instituições financeiras é de até 90%.

Estratégia política

Cientistas políticos afirmam que a decisão de Bolsonaro objetiva estreitar laços com a categoria de servidores de segurança, visando uma candidatura à presidência em 2022.

Além do novo financiamento, o chefe de estado também beneficiou os militares ao aprovar a reforma da previdência, em 2019, tornando as regras e concessão dos benefícios do INSS mais fáceis para eles.

É válido ainda ressaltar que em sua agenda Bolsonaro vive comparecendo nas formaturas de novas turmas de policiais e militares. A leitura política acredita que tamanho contato com as forças armadas prevê uma forma de controle nas manifestações da oposição.

É válido ressaltar que no ato 19 de maio, realizado contra o presidente Jair Bolsonaro, em Recife (PE), houveram uma série de denúncias sobre repressões e violências policiais contra os manifestantes.

Entre as vítimas, estava a vereadora Liana Cirne, também declarada contra Bolsonaro e demais grupos opositores que foram atacados com balas de borracha e gás lacrimogênio. Questionado sobre a ordem da ação, o governador Paulo Câmara afirmou não aprovar as medidas, exonerando o chefe da PM.

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.